Ícone do site Gazeta do Cerrado

Covid na Capital: Palmas tem 24% de recuperados e maioria dos infectados não tem nenhuma comorbidade

Profissional de saúde conduz teste rápido de paciente no hospital Ronaldo Gazolla, referência em casos de Covid-19 no Rio Foto: Leo Martins / Agência O Globo

De sexta para este sábado aumentaram pelo menos 13 casos da Covid-19 em Palmas, que agora conta com 246 pessoas que testaram positivo para a doença. Além destes casos, foram registrados ainda mais três pacientes de outras cidades, sendo eles de Paraíso (TO), Goiania (GO) e Canaã (PA).

 

De acordo com o Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE Palmas Covid-19), até o momento, a Capital totaliza 3.319 notificações para síndrome gripal (SG), onde estão incluídos também os casos suspeitos para o coronavírus (Covid-19), sendo que 1.242 foram descartados.

 

A Capital conta com três óbitos por Covid-19, 61 pessoas recuperadas, 173 pacientes em isolamento domiciliar e nove pacientes internados.

Também conforme o COE Palmas, dos casos confirmados, 58,1% são pessoas do sexo masculino e 41,9% do sexo feminino. Segundo o Centro, 201 casos não possuem nenhuma comorbidade, 18 possuem doenças cardiovasculares, oito pessoas são diabéticas, sete diabéticas e hipertensas, cinco de doenças do aparelho respiratório, três por doenças ou tratamento imunossupressor, duas gestantes, dois casos em pessoas com doenças neurológicas crônicas, um caso em paciente com doença renal e outro em paciente com hipotireoidismo.

 

Acesse o Boletim

 

O cenário sobre a pandemia também pode ser acompanhado no Painel Epidemiológico de Palmas. Clique neste link e acesse.

 

 

Formas de contágio

Em relação às formas de contaminação, dos 246 casos positivos, 45,7% foram infectados por contato com casos confirmados de Palmas, 23,1% por transmissão comunitária, 14,2% em viagens a outros estados brasileiros, 7,6% em viagens ou contato com casos de outros municípios do Tocantins, 7,3% estão em investigação epidemiológica e 2,4% se contaminaram em viagens ao exterior.

 

Situação no Brasil

 

Segundo o Ministério da Saúde (MS), até às 20h53min da sexta, 15 de maio, o Brasil apresentou 218.223 (aumento do dia 15.305) casos de Covid-19 com 14.817 (aumento do dia 824) óbitos, o que aponta a letalidade de 6,8% dos casos confirmados. Todas as unidades da Federação possuem casos confirmados e óbitos por coronavírus.

Sair da versão mobile