Ícone do site Gazeta do Cerrado

COVID: Os dois novos casos de Palmas têm menos de 40 anos e estão em casa com sintomas leves

Nesta quarta-feira, 15, foram confirmados mais dois casos de Covi-19 na Capital, chegando ao total de 19 diagnósticos positivos. No final da noite de ontem, foi divulgado o primeiro óbito em decorrência da doença no Município de Palmas e no Tocantins.

O Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE Palmas Covid-19) divulgou hoje também a soma de 323 casos descartados e 946 notificações de síndromes gripais. O COE é o responsável pela atualização e publicação diária do Boletim Epidemiológico.

Os dois últimos casos foram confirmados pelo Laboratório Central do Estado (Lacen). Uma das pessoas é um homem com histórico recente de viagem para o exterior, na faixa etária entre 30 e 39 anos, apresenta bom estado de saúde e está em isolamento domiciliar. O outro caso é atribuído a uma mulher com idade entre 30 e 39, sem problemas de saúde e também se encontra em isolamento domiciliar. A origem da contaminação dela está sendo investigada.

Primeiro óbito

A Prefeitura Municipal de Palmas comunicou no final da noite de terça-feira, 14, o falecimento de Francisca Romana Sousa Chaves, 47 anos, assistente social servidora da Secretaria Municipal de Saúde, ocorrida em um hospital particular da Capital, decorrente de infecção causada pelo coronavírus (Covid-19). A servidora era hipertensa e foi o segundo caso confirmado do Tocantins.

Romana foi internada no último dia 18 de março e seu caso era acompanhado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus), desde a coleta do exame, para confirmação da doença.

O momento é duplamente de luto para Palmas, pois além de tratar-se da primeira pessoa que veio a óbito pelo coronavírus, o Município perde uma servidora dedicada. Francisca Romana era efetiva da Prefeitura de Palmas desde 2005, teve uma atuação expressiva na estruturação da vigilância em saúde e no combate à violência contra as mulheres.

Continue lendo aqui.

Estado de saúde

Das 19 pessoas que contraíram a doença, 12 estão em isolamento domiciliar, sete se encontram recuperadas e uma pessoa veio a óbito, conforme informado anteriormente. É importante frisar que, deste total de positivados, apenas quatro pacientes apresentaram alguma comorbidade, sendo que 15 não apresentam qualquer histórico. Todos os estados brasileiros registraram morte por Codid-19.

Cenário no Brasil

Segundo informações divulgadas pelo Ministério da Saúde, até às 17 horas dessa terça, 14, o Brasil somava 28.320 casos de Covid-19, com 1.736 óbitos, revelando o crescente índice de letalidade de 6,1% dos casos confirmados. Só nas últimas 24 horas foram a óbito 204 pessoas no país. Todos os estados brasileiros possuem casos confirmados da doença.

Sair da versão mobile