Ícone do site Gazeta do Cerrado

Criado em Palmas, aplicativo que ajuda na avaliação dos alunos é apresentado na Itália

(Divulgação)

A pedagoga da rede municipal de ensino de Palmas, Geane Santana, em parceria com a engenheira eletricista, Bianca Martins, e o especialista em sistemas para internet, Leysson Guimarães, criou um aplicativo para facilitar o acesso às informações no Sistema de Avaliação Educacional de Palmas (Saep). Agora, após aprovação, o trabalho será apresentado na feira internacional The Fourteenth International Conference on Wireless and Mobile Communications – ICWMC 2018, que acontece de 24 a 28 de junho, em Veneza, na Itália.

Geane Santana explica que “tudo começou com o curso de pós-graduação em Telemática no Instituto Federal do Tocantins (IFTO), sob coordenação do professor e doutor Cláudio Monteiro. Escolhemos como linha de pesquisa o desenvolvimento de ferramentas para auxiliar o uso de tecnologias em sala de aula”.

De acordo com a idealizadora, o software foi criado para facilitar aos professores o acesso dos resultados referente às avaliações dos alunos, identificação das fragilidades na aprendizagem e planejamento de aulas. “O aplicativo ainda está em fase de implementação e pode ainda ser melhorado, mas acredito que tem muito a contribuir com a educação”, conclui.

Ansiosa para a data da viagem à Itália, a pedagoga corre contra o tempo. “Apresentar um artigo científico em evento internacional é sem dúvida um sonho de muitos pesquisadores”, avalia.

Sair da versão mobile