A Câmara de Cristalândia votou pela rejeição das contas de mais um ano da gestão do Ex-prefeito Cleiton Cantuário – o Batatinha, agora referente ao ano de 2019. Na votação, a ampla maioria da Casa seguiu a recomendação do Tribunal de Contas do Estado, e houve apenas um voto contrário (do vereador Manoel Neto). Mas, o que chama a atenção é a omissão da vereadora Edilma Sá, que mesmo presente à sessão, desta quarta-feira, 06 de dezembro, se absteve de votar.
Essa é a segunda vez que a legisladora se omite, já que na votação referente às contas de 2018 ela nem sequer se fez presente à sessão. Causa estranheza a vereadora que mantém um discurso efusivo de combate à corrupção – quando lhe é do interesse – e, na prática, se ausenta de opinar em defesa do cumprimento da legislação que protege o cidadão.
Um dos pontos de destaque é a desconformidade com o percentual estabelecido pela legislação para a contribuição para o Regime Geral de Previdência Social (RGPS); déficit financeiro nas Fontes de Recursos do MDE (R$ -70.399,10); a diferença de -271% entre as informações registradas na execução orçamentária e na contabilidade a respeito dos Vencimentos e Vantagens Fixas – Pessoal Civil e Contratos Temporários, vinculados ao Regime Geral e a Contribuição Patronal repassada, dentre outros itens de grande impacto ao orçamento público.