Ícone do site Gazeta do Cerrado

Cuidado com as rodelas de limão na sua bebida, saiba o mal que elas podem causar

(Foto: Getty Images)

Pesquisadores descobriram que tomar bebidas ácidas, como chás de frutas e águas aromatizadas, pode corroer os dentes e prejudicar seu esmalte.

Uma equipe da King’s College, uma universidade de Londres, no Reino Unido, descobriu que tomar essas bebidas entre as refeições e saboreá-las por muito tempo aumenta o risco de erosão dentária por causa do ácido.

Na pesquisa, publicada no British Dental Journal (periódico especializado), investigou-se a dieta de 300 pessoas com erosão dentária severa.

Concentrados, chás de frutas, bebidas diet, bebidas com açúcar e águas aromatizadas são todos ácidos e podem corroer os dentes, aponta o estudo. A situação piora quando se passa muito tempo bebendo e saboreando essas bebidas na boca antes de engoli-las.

Refrigerantes sem açúcar são quase tão erosivos quanto os com açúcar, explicam os pesquisadores. Vinagre e conservas também podem levar à erosão dentária.

Publicidade

“Se você toma as bebidas por longos períodos de tempo, por mais de cinco minutos, por exemplo, ou se você brinca com a fruta nos dentes antes de comê-la, você pode realmente deteriorá-los”, diz Saoirse O’Toole, do Instituto Dental do King’s College, uma das autoras do estudo.

(Foto: Getty Images)

“Depois de comer uma maçã, tente não comer nada muito ácido mais tarde no dia”, recomenda. “Se vai tomar vinho à noite, não tome chá de frutas de manhã. É só balancear a dieta”, afirma.

 Bebidas e refeições

Os pesquisadores descobriram que pessoas que bebem água com uma rodela de limão ou chá quente de frutas entre as refeições tinham mais de 11 vezes a chance de ter erosão dentária média ou severa.

Esse número caía pela metade quando as bebidas eram ingeridas durante as refeições.

Segundo Russ Ladwa, do comitê de saúde e ciência da Associação Dental Britânica, tomar bebidas ácidas durante uma refeição minimiza os danos porque mastigar comida aumenta a produção de saliva, que é alcalina e amortece a acidez.

“Deveríamos promover o consumo ‘em shots’ das bebidas, sem saboreá-las por um longo período, e limitar os refrigerantes para o momento das refeições”, diz.

O uso de canudos também pode evitar que o ácido das bebidas entre em contato com os dentes.

Ladwa recomenda beber água e bebidas nutritivas como leite, além de alimentos que neutralizam o ácido, como queijo.

Uma outra pesquisa mostrou que a maioria das crianças e adolescentes no Reino Unido tem perda de dentes por causa de erosão dentária.

O problema também é reconhecido como uma das maiores causas de danos aos dentes em gerações mais velhas.

Que bebidas são ácidas?

– Álcool

– Chás de frutas

– Água saborizada

– Concentrados

– Refrigerantes diet

– Bebidas adocicadas

Quais não são?

– Água

– Chá

– Café

– Leite

– Água com gás

(Foto: Getty Images) 

O que é a erosão dentária

– É a perda progressiva do revestimento dental por processos químicos que não envolvem ação bacteriana

– A acidez dos alimentos e bebidas é mais relevante para a erosão que o açúcar (bactérias, em conjunto com o açúcar, provocam cáries, não erosão)

– Dieta, estilo de vida, o ambiente e, em alguns casos, medicações podem aumentar os riscos de erosão dentária

– Usar creme dental com flúor, enxaguante bucal e modificar a dieta podem reduzir o risco de erosão

Fonte: G1

Sair da versão mobile