Ícone do site Gazeta do Cerrado

CUIDADO! Novo golpe tenta clonar WhatsApp se passando pelo TeleSUS

Divulgação

Ministério da Saúde fez um alerta para a população

Ministério da Saúde está alertando a população sobre um golpe que está usando o telefone do TeleSUS 136. O Ministério está de fato entrando em contato com os cidadãos para obter informações sobre o Novo Coronavírus por meio deste número.

No entanto, alguns criminosos estão se usando disso para obter informações e sequestrar contas do aplicativo Whatsapp.

O dfndr lab, laboratório de segurança digital da PSafe, afirma que recebeu diversos relatos sobre os golpes que usam como tema os telefonemas do Ministério da Saúde.

Como é o golpe

No golpe do TeleSUS os cibercriminosos estudam como a contato está sendo realizado pelos verdadeiros profissionais da saúde, para, então, simulá-las, deixando a fraude ainda mais crível.

Segundo a PSafe, os números de clonagem de WhatsApp têm crescido no país, somente em março deste ano, projeta-se que esta modalidade tenha atingido 641 mil vítimas no Brasil.

Publicidade

— O criminoso entra em contato com a potencial vítima para solicitar uma suposta pesquisa sobre os sintomas do COVID-19, se passando por um representante do Ministério da Saúde. Então, a pessoa recebe um código no celular e o criminoso pede para informá-lo. Contudo, o que a vítima não percebe é que este código se trata de um PIN de seis dígitos que libera acesso à sua conta do WhatsApp. Ao fornecê-lo, ela tem a conta bloqueada em seu celular e liberada no aparelho do atacante. A partir daí, a vítima tem seu WhatsApp clonado— explica Emilio Simoni, diretor da dfndr Lab.

Para não cair no golpe a recomendação é seguir essas medidas de segurança:

Fonte: Extra Globo via Globo.com

#SóNaGazeta
#Coronavírus
#TeleSus
#Clonagem
#WhatsApp

Sair da versão mobile