Ícone do site Gazeta do Cerrado

Curry: confira 4 receitas com esse tempero asiático

O caril ou curry, como ficou conhecido no Brasil, é uma mistura de especiarias muito utilizada na culinária indiana, tailandesa e asiática no geral, mas que já ganhou as cozinhas de nosso país. O pó de curry costuma ser feito à base de açafrão-da-terra, cardamomo, cominho, coentro, cravinho, gengibre, casca de noz-moscada, pimenta e canela. Para além destes ingredientes básicos, outros são incluídos de acordo com a preferência: alforva, pimenta-de-caiena, cominhos finos, pimenta-da-jamaica, pimentão e alecrim, por exemplo. Alguns currys chegam a levar 70 plantas diferentes! Confira a seguir uma lista de receitas com o tempero:

1. FRANGO AO CURRY

Rende 4 porções
Tempo 30 minIngredientes
• 4 filés de frango em cubos;
• sumo de 1 limão;
• 1 dente de alho picado;
• 1/2 cebola picada;
• gengibre ralado a gosto;
• 4 colheres (sopa) de azeite;
• 2 xícaras de abóbora japonesa em cubos;
• 300 ml de leite de coco;
• sal, pimenta-do-reino, coentro e curry a gosto.Modo de fazer
1 › Tempere o frango com sal, pimenta-do-reino e limão.
2 › Aqueça metade do azeite e doure o frango. Escolha uma panela que tenha bastante superfície de contato ou então faça esse processo aos poucos, para não juntar líquido.
3 › Retire o frango dourado, junte o restante do azeite e refogue a cebola. Quando estiver transparente, junte o alho e refogue. Volte o frango para a panela, junte a abóbora e coloque o leite de coco, o gengibre e o curry. Tempere com um pouco de sal. Deixe cozinhar até que a abóbora esteja cozida (se precisar, junte um pouco de água). Acerte os temperos e sirva com coentro a gosto.
Possivelmente o prato mais conhecido com o tempero, o frango ao curry faz juz à fama. Nesta versão, leva leite de coco e abóbora japonesa. Receita de Patricia Abbondanza, da Dedo de Moça, leva 30 minutos de preparo e serve 4 pessoas.
2. CAMARÃO AO CURRY
Ingredientes
500 g de camarão;
3 colheres de sopa de Curry em pó;
1 garrafa de creme de leite fresco;
1/2 lata de creme de leite;
Sal;
Pimente do reino;
1 dente de alho;
1/2 cebola;
Limão;
1 maçã fuji picada em cubos;
Noz moscada.
Modo de preparo
1. Tempere os camarões com sal, pimenta do reino e suco de limão.
2. Em uma frigideira grande, doure o alho amassado com um fio de azeite em fogo baixo.
3. Adicione os camarões e grelhe em fogo médio ou alto, em média 2 minutos de cada lado, até eles ficarem rosados e firmes.
4. Retire os camarões da frigideira e coloque em outro recipiente.
5. Na mesma frigideira, em fogo baixo, doure a cebola com uma colher de manteiga até ficar transparente.
6. Adicione uma colher de curry em pó e mexa até formar uma pasta.
7. Adicione meia lata do creme de leite, uma pitada de noz moscada, mais uma colher de sopa de curry e vá mexendo com um batedor, para a pasta não empelotar.
8. Adicione o creme de leite fresco e mais uma colher de sopa de curry, um pouco de sal e pimenta do reino. Não deixe ferver muito para não talhar.
9. Junte os camarões e desligue o fogo.
10. Adicione a maçã em pedaços apenas quando for servir, assim elas ficam crocantes.

3. MIGNON DE CORDEIRO AO CURRY VERDE

O cordeiro é outra carne apreciada com curry. Nesta versão, o curry verde é feito em casa e leva fundo de cordeiro, o caldo aromático produzido a partir do longo cozimento da carne. Receita de Danielle Dahoui, do Ruella, leva 1 hora e 30 minutos de preparo e serve 2 pessoas.

Publicidade

Cordeiro
400 g de mignon de cordeiro cortado em tiras largas;
20 ml de óleo de canola;
Sal e pimenta a gosto;

Curry
10 ml de óleo de milho;
30 g de cebola;
3 g de alho batido;
40 g de salsão picado;
40 g de alho-poró picado;
100 g de cenoura picada;
20 g de curry em pasta verde;
200 ml de vinho Izidro doce;
2 maçãs picadas;
1 folha de louro;
Sal a gosto;
500 ml de fundo de cordeiro*;
50 g de amido de milho misturado em um pouco de manteiga (se necessário);

*Caldo aromático produzido a partir do longo cozimento da carne de cordeiro com vegetais e temperos. Pode ser substituído por caldo de carne pronto.

Modo de fazer
1
 Doure a cebola e o alho no óleo, acrescente o salsão, o alho-poró e a cenoura e mexa por 3 minutos, em fogo médio. Acrescente o fundo de cordeiro, as maçãs, o curry, o louro e o vinho. Mexa bem e deixe cozinhar por 20 minutos, em fogo baixo.
2 Peneire o molho e volte ao fogo. Se for preciso engrossar, misture o amido de milho com um pouco de manteiga, peneire e adicione ao caldo. Mexa até virar um molho espesso. Corrija o tempero e, se necessário, acrescente mais curry. Desligue e coloque a manteiga para conferir aspecto aveludado. Reserve.
3 Coloque o cordeiro na grelha bem quente, com um fio de óleo, para grelhar rapidamente até ficar dourado. Vire e doure novamente e, só então, salgue dos dois lados.
4 Coloque o cordeiro em um prato, regue com o molho e sirva.

4. COMPOTA DE TOMATE ASSADO COM CURRY

Superversátil, essa compota de tomate assado com curry pode acompanhar carnes e legumes assados, queijos e omeletes ou simplesmente ser servida sobre uma torrada. Receita da StockFood leva 1 hora e 15 minutos de preparo e rende cerca de 2 potes de 350 gramas cada.

Rendimento Cerca de 2 potes de 350 g cada um
Tempo de preparo 1 h 15 min

Ingredientes
1 kg de tomates maduros;
350 ml de mel;
1 ramo de alecrim;
30 ml de azeite;
1 colher (chá) de curry;
raspas da casca de 1 limão-siciliano;
1 cravo-da-índia.

Modo de fazer
1 Corte os tomates em quatro partes e coloque-os em uma assadeira. Regue com o azeite e leve ao forno a 180°C por cerca de 25 minutos, ou até começar a dourar. Abra o forno às vezes para mexer com uma colher de pau e desgrudar os tomates da assadeira.
2 Quando estiverem assados, transfira os tomates para uma panela de fundo grosso, juntamente como líquido que ficou na assadeira. Junte os demais ingredientes, misture e cozinhe em fogo baixo, até que a misture fique mais homogênea e comece a caramelizar. Desligue o fogo e deixe esfriar.

Dica
Superversátil, essa compota pode acompanhar carnes e legumes assados, queijos e omeletes ou simplesmente ser servida sobre uma torrada. Para quem não tem medo de experimentar, a dica é servir um pouquinho da compota com sorvete de baunilha. Surpreendente!

Sair da versão mobile