Ícone do site Gazeta do Cerrado

Curso de Jornalismo da UFT conta com novo complexo laboratorial

Foto: Assessoria de Imprensa do Curso de Jornalismo

O Curso de Jornalismo da Fundação Universidade Federal do Tocantins – UFT, Campus de Palmas, conta com um complexo laboratorial, equipado com estúdio de TV, rádio, laboratório de fotografia analógica e digital, laboratório de redação, além de mini auditório e salas de atendimento ao discente.

Com os novos laboratórios, os acadêmicos concluirão o curso ainda mais preparado para o mercado de trabalho. De acordo com o acadêmico de Jornalismo Walber Cardoso “a expectativa é muito grande com os novos laboratórios de jornalismo, pois isso enaltece a preparação acadêmica e nos motiva a trabalhar cada vez mais em prol de um jornalismo competente sério, que seja útil ao cidadão.” Afirma.

Estúdio de TV

Foto: Assessoria de Imprensa do Curso de Jornalismo

O Estúdio de TV está equipado com teleprompter, câmeras filmadoras, quatro ilhas de edição, além de um chroma key, e foi planejado para preparar o Jornalista para apresentar telejornais.

Foto: Assessoria de Imprensa do Curso de Jornalismo

Estúdio de Rádio

Foto: Assessoria de Imprensa do Curso de Jornalismo

Conta com dois estúdios, um pequeno para gravação de reportagens e off. Outro mais espaçoso, com equipamentos de ponta, preparado para realização de entrevistas e recepção de convidados.

Laboratório de Fotografia

Conta com equipamentos digitais e analógicos, de forma a proporcionar uma melhor preparação no exercício da profissão na função de fotojornalista, capacitando o jornalista para atuar no mercado com equipamentos digitais e analógicos.
Laboratório de Redação
Conta com mais de 30 máquinas, que proporcionam ao acadêmico a simulação da rotina de redação jornalística durante as aulas das disciplinas de Produção em Jornalismo e Edição em Jornalismo, proporcionando aos alunos a oportunidade de elaborar jornais on-line e impressos.

Foto: Assessoria de Imprensa do Curso de Jornalismo

Segundo o professor Maurício Hashizume, “As novas instalações do Complexo Laboratorial do Curso de Jornalismo certamente não significam apenas meios para uma formação mais completa e estruturada de alunas e alunos, mas também consistem em espaços de troca e convivência que têm tudo para unir e fortalecer cada vez mais indivíduos, turmas e saberes”.

Inauguração

O novo complexo foi inaugurado no dia 28 de agosto de 2017, com a Exposição Vila Digital e o Primeiro Fórum de Integração do Curso de Jornalismo.
Durante o evento, ocorreu a palestra ministrada por José Maria Lopes coordenador do CEDOC (Centro de Documentação da Fundação Padre Anchieta da Emissora TV Cultura) e um dos primeiros funcionários da TV Tupi, sobre os temas “Liberdade de expressão e liberdade de imprensa: limite entre o que pode e o que deve ser dito na mídia.”

Sair da versão mobile