O volume de apreensões de drogas em rodovias federais do Tocantins cresceu no primeiro semestre de 2019. Segundo levantamento da Polícia Rodoviária Federal, entre janeiro e julho foram 280 kg de cocaína e 700 kg de maconha. No mesmo período de 2018 haviam sido encontrados apenas 2 kg de cocaína e a quantidade de maconha foi 400% menor.
Para o chefe da delegacia da PRF no Tocantins, Roberto Mendes, houve uma mudança na forma como a droga é transportada. “Era muito comum encontrar drogas em bagageiro de ônibus em pequenas quantidades. 20, 15, 30 quilos sendo transportados por aqueles chamados ‘mulas’. Agora ultimamente nós conseguimos lograr exito em flagrar caminhões transportando essa droga. Quantidade com volume até de certo ponto muito alto aqui para a nossa região”.
Para o delegado da Polícia Civil, José Anchieta, os criminosos se aproveitam de fragilidades no sistema para escolher quem vai fazer o transporte. “Mulheres com crianças menores de 12 anos, como regra, têm que ir para prisão domiciliar. Os traficantes viram essa fragilidade das decisões judiciais e acabam procurando porque sabem que aquela mulher não vai permanecer presa e muitas vezes vai transportar novamente”.
A Secretaria de Segurança Pública está reformulando a Polícia Civil do Tocantins e uma das mudanças deve ser a criação de delegacias especializadas neste tipo de crime em algumas das maiores cidades.
Fonte: G1 Tocantins