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Das 575 medalhas de ouro concedidas pela OBMEP, 494 foram para alunos da Região Norte; TO conseguiu 13

Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – Foto – OBMEP/Divulgação

Maior olimpíada científica do país, a OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) vai premiar 494 estudantes de escolas da região Norte do Brasil com medalhas de ouro, prata e bronze pelo desempenho que alcançaram na 17ª edição da competição. Realizada pelo IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada), a iniciativa reuniu 18,1 milhões de jovens dos Ensinos Fundamental e Médio nesta edição, que alcançou 99,78% dos municípios brasileiros e mais de 54 mil escolas.

 

Na região Norte, 11 estudantes conquistaram a medalha de ouro. Outros 76 alunos levaram a medalha de prata e 407 foram premiados com a de bronze. O Amazonas foi o campeão de medalhas na região Norte. Seus estudantes conquistaram 122 no total, sendo de ouro, 38 de prata e 78 de bronze.

 

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Pará foi o segundo na região com mais medalhas, com 105 no total, seguido de Rondônia Roraima, cada um com 66Acre Amapá, ambos com 61 medalhas cada e, por fim, Tocantins com 13 medalhas.

 

Em todo o Brasil, a 17ª OBMEP vai conceder 575 medalhas de ouro, 1.725 de prata, 5.175 de bronze e 51.900 certificados de menção honrosa. Também foram premiados professores, escolas e Secretarias Municipais de Educação que se destacaram em virtude do desempenho dos alunos. As cerimônias de premiação da 17ª OBMEP acontecerão em data a ser definida. A lista de todos os premiados pode ser conferida neste link.

Os medalhistas são convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC) como incentivo e promoção do desenvolvimento acadêmico. Os participantes têm direito a encontros presenciais ou virtuais para aprofundar o conhecimento matemático e os estudantes de escolas públicas recebem uma bolsa de iniciação científica do CNPq no valor de R$ 100 mensais.

Os medalhistas matriculados em cursos de graduação também podem participar da seleção para o Programa de Iniciação Científica e Mestrado (PICME). Os selecionados têm a chance de fazer estudos avançados em matemática junto com a graduação, em qualquer área, e recebem uma bolsa de Iniciação Científica do CNPq no valor de R$ 400 mensais.

Sobre a OBMEP

Criada pelo IMPA em 2005, a OBMEP é realizada com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC). A OBMEP pretende popularizar o ensino da Matemática entre estudantes do ensino Fundamental e Médio, identificar jovens talentosos e promover inclusão social pela difusão do conhecimento.

Este ano, a olimpíada expandiu a faixa etária dos participantes com a criação da Olimpíada Mirim – OBMEP, voltada para alunos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Com a participação de crianças a partir de 6 anos, a iniciativa é a primeira competição nacional de matemática para alunos tão jovens. O objetivo é transformar a relação com a disciplina desde as séries iniciais.

Fonte – Ascom OBMEP

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