Ícone do site Gazeta do Cerrado

Das ruas ao doutorado: conheça a história de superação do morador de rua que alcançou o título de doutor no Tocantins

Pérola Venâncio

Raimundo Ferreira Rodrigues dedica sua a vida a aprender e a ensinar. Morador de Palmas há 12 anos, foi aprovado neste ano para cursar o doutorado em Educação na Universidade Federal do Tocantins. No entanto, por de trás dessa brilhante conquista, existe uma história de persistência e superação.

“Foi muito difícil, tive pouca ajuda. A busca pelo conhecimento veio apenas de mim, venci por persistência. Tentei o mestrado por 9 vezes e nunca pensei em desistir. O doutorado não foi diferente, tentei em 3 instituições diferente e consegui na UFT, onde considero ser uma das universidades que mais dá oportunidades pra quem precisa, as outras são fechadas, a gente reconhece pelos sobrenomes de quem cursa” afirma o professor.

Graduado em pedagogia e jornalismo, mestre em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade Federal do Tocantins, com diversas especializações em educação, políticas públicas, ciência política, formação de gestores educacionais, Raimundo pode ser considerando para lá de um especialista em educação. Além de periodicamente publicar livros e artigos artigos científico.

Sua infância

Filho de pais separados, Raimundo morava com a mãe, que por falta de oportunidades, não conseguia o suficiente para o sustento da família. Ainda criança se tornou pedinte e vivia nas ruas de Varjota (CE) em busca de alimento, o que o impedia de realizar seu desejo de estudar.

Ele conta que vivia assistindo aulas pelas janelas das escolas, até que um dia tomou coragem e procurou um colégio para tentar se matricular. No entanto, por motivos burocráticos a secretária da escola disse que ele deveria procurar um adulto para matriculá-lo, já que tinha somente 11 anos.  Raimundo então perguntou com inocência se a moça poderia matricula-lo, já que ela era adulta.

Diante a situação, emocionada, a secretária agiu imediatamente e providenciou tudo, inclusive material escolar. Essa foi a primeira chance de Raimundo, a qual ele abraçou com toda sua força, passando a dedicar sua vida a educação.

Mudou-se para Campos Belos (GO) aos 16 anos, onde trabalhou como mascate, atividades braçais diversas, pedreiro, eletricista e encanador. Ele lembra de uma senhora que o ajudou na época “Dona Irene me dava trabalho em sua residência durante o dia para que eu pudesse me manter nos estudos à noite”, lembra com carinho. Mais tarde, se tornou professor concursado pela rede municipal de ensino.

Atualmente leciona disciplinas de artes visuais e tecnologia em escola de Palmas. É diretor de polos das faculdades ÚNICA – FUNIP/EAD e Faculdade Prominas em Palmas – TO e Campos Belos GO.

Raimundo ainda ressalta que reconhece a dificuldade dos outros e por isso se dispõe a ajudar aqueles que desejam conquistar títulos. Ele ajuda com orientações, organização, grupos de estudos e está disponível no contanto (63) 98462-1627.

Sair da versão mobile