Ícone do site Gazeta do Cerrado

De games a hambúrgueres: veja 15 franquias que estão chegando ao mercado

Empreendedora: confira exemplos de franquias que estão chegando ao mercado pela ABF Franchising Expo (monkeybusinessimages/Thinkstock)

ABF Franchising Expo, maior feira de franquias do Brasil, abrirá as portas a partir de amanhã (27). O evento de quatro dias pretende reunir 400 franqueadoras – incluindo as estreantes na feira, que veem a oportunidade de fazerem seu lançamento oficial de franquias ou reforçar marcas já estabelecidas.

Ao todo, a ABF Franchising Expo receberá 124 redes estreantes. Antes de comparecer, confira dicas de como aproveitar o evento e de como descobrir boas franqueadoras. Se for assinar seu contrato de franquia, atente-se para os erros mais comuns de franqueados inexperientes e saiba como será este ano para quem quer apostar em tais empreendimentos.

Confira, a seguir, alguns exemplos de franquias que estão chegando ao mercado pela ABF Franchising Expo:

— Mania de Passar: R$ 14,3 mil

 (Mania de Passar/Divulgação)

A Mania de Passar é uma rede de franquias especializada em passar roupa. Fundada em 2015, a marca possui atualmente 97 unidades. Uma franquia comum apresenta um faturamento médio mensal de 4,5 mil reais, com taxa de lucratividade média de 50% a 70% do faturamento.

Publicidade

Investimento inicial: 14,3 mil reais
Prazo de retorno: 12 meses

— Laundry4You: R$ 70 mil

 (Laundry4You/Divulgação)

A Laundry4You é uma rede de lavanderias em condomínios com gerenciamento online. A marca, gerenciada pelo Grupo Acerte, será lançada na ABF Franchising Expo. O faturamento médio mensal é 20 mil reais por mês em um pacote com cinco unidades franqueadas. A taxa de lucratividade média é de 80%.

Investimento inicial: 70 mil reais
Prazo de retorno: 14 a 24 meses

— Ctrl+Play: R$ 149 mil

 (Gustavo Loss/Ctrl+Play/Divulgação)

A Ctrl+Play é uma rede de escolas franqueadas de programação e robótica, voltada ao público jovem. Ao todo, são 19 unidades em operação. Uma escola da marca possui um faturamento médio mensal que vai de 35 a 50 mil reais, com uma taxa de lucratividade média de 25% a 35% sobre tal valor.

Investimento inicial: 149 mil reais
Prazo de Retorno: de 14 a 25 meses

— YRU Organizer: R$ 150 mil

 (YRU Organizer/)

A YRU Organizer é uma rede de franquias com cursos sobre organização de ambientes e produtos relacionados. O público-alvo vai desde solteiros e casados até a terceira idade e crianças. O faturamento médio mensal de uma franquia é de 100 mil reais, com taxa de lucratividade média de 10 a 15% sobre o valor.

Investimento inicial: 150 mil reais
Prazo de retorno: 24 a 36 meses

— Rei do Escondidinho: R$ 168,5 mil

 (Rei do Escondidinho/Divulgação)

A rede de alimentação Rei do Escondidinho, gerenciada pelo grupo Água Doce, começou agora sua expansão por meio de franquias. O faturamento médio mensal de um restaurante fast food da marca vai de 60 a 80 mil reais, com taxa de lucratividade de 22% sobre o valor.

Investimento inicial: 168,5 mil reais
Prazo de retorno: 24 meses

— VR Gamer: R$ 170 mil

 (VR Gamer/Divulgação)

A VR Gamer é uma rede franqueadora de centros de jogos com tecnologia de realidade virtual. A empresa foi fundada em 2016 e possui duas unidades, conhecidas como “arcades” ou “fliperamas”. Projetando uma ocupação média, de 27%, o faturamento médio mensal de uma unidade é de 50 mil reais, com taxa de lucratividade média de 37%.

Investimento inicial: 170 mil reais
Prazo de retorno: 18 a 24 meses

— Makevator: R$ 180 mil

 (Makevator/Divulgação)

A Makevator é uma franqueadora especializada em formação e aperfeiçoamento profissional na área de beleza, com cursos como maquiagem artística, HD e para noivas. O faturamento médio mensal de uma unidade vai de 60 a 120 mil reais, com taxa de lucratividade média de 25 a 35% desse valor. A Makevator foi criada em 2007 e possui 5 unidades em operação.

Investimento inicial: 180 mil reais
Prazo de retorno: 18 a 24 meses

— Fábrica de Bolos Vó Alzira: R$ 200 mil

 (Wander Junior/Fábrica de Bolos Vó Alzira/Divulgação)

A rede de franquias de alimentação Fábrica de Bolos Vó Alzira, especializada em bolos caseiros, entrou para o franchising em 2013 e conta hoje com 216 franquias pelo país. O faturamento médio mensal de uma unidade é de 50 a 70 mil reais, com lucratividade média de 37 mil reais.

Investimento inicial: 200 mil reais
Prazo de retorno: 12 meses

— School of Rock: R$ 250 mil

 (School of Rock/Divulgação)

Fundada na Filadélfia em 1998, a franquia de escolas de música School of Rock está presente em 10 países, com 205 unidades. A marca chegou ao Brasil em 2013. Uma unidade franqueada da marca fatura em média 103 mil reais por mês, com uma taxa de lucratividade média de 20% a 30%.

Investimento inicial: 250 mil reais
Prazo de retorno: 24 a 36 meses

10 — Tico’s Burger: R$ 250 mil

 (Luigi Bianco/Tico’s Burger/Divulgação)

A Tico’s Burger é uma rede de hamburguerias franqueadas, natural do interior de São Paulo, com três lojas em operação. Uma hamburgueria da marca possui faturamento médio mensal de 150 mil reais, com uma taxa de lucratividade média mensal de 15%.

Investimento inicial: 250 mil reais
Prazo de retorno: 18 a 30 meses

11 — Gracom: R$ 310 mil

 (Gracom/Divulgação)

A Gracom School of Visual Effects é uma rede de escolas de efeitos visuais e computação gráfica, com cursos como computação gráfica para cinema, desenvolvimento de games, design 3D e programação. Fundada em 2008, a marca possui hoje sete unidades próprias e 16 franqueadas. Uma escola fatura em média 45 mil reais por mês, com taxa de lucratividade média de 20% a 25% sobre o valor.

Investimento inicial: 310 mil reais
Prazo de retorno: 14 a 18 meses

12 — DrogaVET: 350 mil reais

 (Melvin Quaresma/DrogaVET/Divulgação)

A DrogaVET é uma rede de franquias de farmácias de manipulação veterinária. Fundada em 2004, a marca possui três unidades próprias e 35 unidades franqueadas. O faturamento médio mensal de uma loja padrão parte de 100 mil reais, com taxa de lucratividade média de 18 a 23% sobre o valor.

Investimento inicial: 350 mil reais
Prazo de retorno: 30 meses

13 — IGA: 350 mil reais

 (IGA – Instituto Gastronômico das Américas/Divulgação)

O Instituto Gastronômico das Américas, ou IGA, é uma rede argentina de escolas de confeitaria e gastronomia franqueadas. O IGA está presente no Brasil desde 2008 e conta com 46 unidades em operação. O faturamento médio mensal de uma unidade é de 115 mil reais, com taxa de lucratividade média de 20% a 25% sobre o valor.

Investimento inicial: 350 mil reais
Prazo de retorno: 18 a 30 meses

14 — Santo Fogo Steakhouse: R$ 600 mil

 (Santo Fogo Steakhouse/Divulgação)

A Santo Fogo Steakhouse é uma rede de franquias de restaurantes que possuem como carro-chefe as receitas com carnes angus. A marca possui 3 unidades no interior de São Paulo e pretende encerrar o ano com 10 lojas. Uma unidade da Santo Fogo fatura 300 mil reais mensais, com uma taxa de lucratividade média de 20% sobre o valor.

Investimento inicial: 600 mil reais
Prazo de retorno: 36 meses

15 — Maple Bear: R$ 1,5 milhão

 (Maple Bear/Divulgação)

A Maple Bear é uma rede de franquias canadense, com escolas de ensino básico bilíngue. Uma unidade da marca possui faturamento médio mensal de 400 mil reais, com lucratividade média a partir de 20% com uma operação já estabilizada. A Maple Bear possui 98 escolas em operação e chegou ao Brasil em 2006.

Investimento inicial: 1,5 milhão de reais
Prazo de retorno: 36 meses

Confira, abaixo, a lista completa de franqueadoras estreantes na ABF Expo Franchising:

Nome na Planta Segmento
STALKER Moda
YRU ORGANIZER Casa e Construção
BRITISH AND AMERICAN Serviços Educacionais
PEIXE NA REDE Alimentação
BELLA CAPRI PIZZARIA Alimentação
UNE MASTER Serviços e Outros Negócios
INFORMATION PLANET Hotelaria e Turismo
ZORZAL Serviços e Outros Negócios
INOIVANDO Comunicação, Informática e Eletrônicos
ESCOLA GUGA TÊNIS Saúde, Beleza e Bem-Estar
MISS PINK Saúde, Beleza e Bem-Estar
YOUTZ Serviços Educacionais
KUMON Serviços Educacionais
EVOLUTE Serviços Educacionais
INSTITUTO GOURMET Serviços Educacionais
PEGASUS Fornecedor
AGQ TEMPLUM Serviços e Outros Negócios
FREEWET Serviços Automotivos
YLAII JOIAS Moda
GRUPO AGUA DOCE Alimentação
DECORAMAX Serviços e Outros Negócios
5 GRACOM FRANCHISING Serviços Educacionais
THE KIDS CLUB Serviços Educacionais
SR. SORVETE Alimentação
VIRTUAL CONNECTION Fornecedor
SNOOPY CAFÉ Holding
IGA Serviços Educacionais
MAKEVATOR Serviços Educacionais
MYLEUS FOOD SAFETY Fornecedor
HASHI EXPRESS Alimentação
ESPECIALIZE Serviços Educacionais
INNOVATION BRINDES Fornecedor
PROJURIS SOFTWARE JURÍDICO Fornecedor
YOUBURGER Alimentação
PIZZA ROOTS Alimentação
UNIKA SISTEMAS Fornecedor
DR. FISCAL Serviços e Outros Negócios
PIZZA CREK Alimentação
LOCAWEB CORP Fornecedor
JAH DO AÇAÍ Alimentação
OFICINA DE FRANQUIAS Consultoria
LOUYT Comunicação, Informática e Eletrônicos
DOMUS Fornecedor
AÇAÍ BEAT Alimentação
SR. ESPETTO Alimentação
FLYWORLD VIAGENS Hotelaria e Turismo
CENTER PANOS Casa e Construção
VOE VIAGENS Hotelaria e Turismo
SPEDINI TRATTORIA Alimentação
HELPDIGITAL TECNOLOGIA Comunicação, Informática e Eletrônicos
MARCENARIA DO FUTURO Casa e Construção
LOS PALETEROS Alimentação
I WANNA SLEEP Casa e Construção
SERVI VAREJO Fornecedor
7D ENGENHARIA COMERCIAL Fornecedor
TANCA Fornecedor
FRANCHISING GROUP Serviços e Outros Negócios
TICO?S BURGER Alimentação
FÁBRICA DE BOLO VÓ ALZIRA Alimentação
CHICKEN IN HOUSE Alimentação
NUTRIMAIS FRANCHISING Alimentação
TRUSTHUB Fornecedor
B.LEM Alimentação
HELP HOME SERVIÇOS Casa e Construção
PROCOB Serviços e Outros Negócios
SUPERGEEKS Serviços Educacionais
MARY HELP Limpeza e Conservação
TRUST INTERC MBIO Serviços Educacionais
ÓTRIS FRANQUIAS Serviços e Outros Negócios
BICALHO E ASSOCIADOS Fornecedor
SALADICES Alimentação
TOAUREG SEGUROS Serviços e Outros Negócios
ART AR CONDICIONADO Fornecedor
AES TIETÊ Fornecedor
WEAUDIT Serviços e Outros Negócios
BEETOOLS SMART SCHOOL Serviços Educacionais
INSTITUTO MIX DE PROFISSÕES Serviços Educacionais
RGIS Fornecedor
ESPETTO CARIOCA Alimentação
KINGDOM AÇAÍ Alimentação
VR GAMER REALIDADE VIRTUAL Comunicação, Informática e Eletrônicos
LVR ENGENHARIA INTEGRADA Fornecedor
IT’S GRILL Alimentação
FBU FRANCHISING Holding
BCREDI Fornecedor
TRIBUTARIE Serviços e Outros Negócios
ACTIONCOACH Serviços Educacionais
TRON Serviços Educacionais
URDI ARQUITETURA Fornecedor
OPT FRANCHISING Comunicação, Informática e Eletrônicos
LIFE CLINICAS MÉDICAS Saúde, Beleza e Bem-Estar
ECOM ENERGIA Fornecedor
SALADENHA Alimentação
SCHOOL OF ROCK Serviços Educacionais
CRIART LETRAS Fornecedor
CTRL PLAY Serviços Educacionais
GERTEC Fornecedor
MAPLE BEAR Serviços Educacionais
YOGGI Alimentação
LIMPPO MULTISERVIÇOS Limpeza e Conservação
INBRANDS Moda
BREVITA Alimentação
TOMMY HILFIGER Moda
ELLUS Moda
BOBSTORE Moda
VR COLLEZIONI Moda
SALINAS Moda
RICHARDS Moda
LOFT Comunicação, Informática e Eletrônicos
JAPAN SECURITY Comunicação, Informática e Eletrônicos
SERGIO’S Moda
PERGRAF Fornecedor
CLINICA DA CIDADE Saúde, Beleza e Bem-Estar
SONHO DOS PÉS Moda
BAFF’S SALGADERIA Alimentação
LE BISCUIT Casa e Construção
ON BYTE Serviços Educacionais
TFLOW Alimentação
OMEGA ILUMINAÇÃO Fornecedor
KT ARQUITETURA Fornecedor
GUNNEBO Fornecedor
FAST Fornecedor
BEESKET Alimentação
VORWERK Fornecedor
UNITED FRANCHISE GROUP Holding

 

Por Mariana Fonseca, do site Exame

Sair da versão mobile