Mais um novo ataque de abelhas foi registrado em Talismã, na região sul do Tocantins. De acordo com Defesa Civil, que esteve no local, ninguém se feriu. Até este domingo, 49 enxames foram removidos e os moradores estão assustados com a quantidade de acidentes.
O ataque aconteceu em uma residência no setor Cidade Nova. Agentes da Defesa Civil foram até o local e encontraram um enxame se formando. Eles fizeram avaliação e a colmeia foi retirada por volta de 19h30.
Segundo a Defesa Civil, as abelhas estão se instalando em casas e árvores próximas das residências. O órgão orienta que os moradores podem acionar os agentes quando notarem que novos enxames estão se formando. O contato é o 984731148.
No ano passado somente 18 ocorrências envolvendo abelhas foram registradas. Uma grande plantação de girassóis em Talismã, na região sul do Tocantins, pode ter contribuído para o aumento de capturas de enxames e de ataques de abelhas na cidade.
Esse plantio fica às margens da TO-296 perto da entrada da cidade. O professor doutor e biólogo especialista em abelhas, Waldesse Piragé de Oliveira Júnior, explica que a plantação e o aumento de acidentes podem ter relação, mas não é possível associar à causa sem que haja um estudo aprofundado.
“Existe sim a possibilidade porque o girassol é uma fonte de alimento e você atraindo para próximo das residências um número de abelhas fica mais exposto, mas a gente se comprometer a atribuir essa causa somente ao fato de haver grandes plantações de girassóis é um risco. Na biologia não se pode fazer afirmações, exceto se tenha certeza, com um estudo. Com certeza pode haver relação, mas não é necessariamente a causa”, disse o biólogo.