Faltando menos de um ano para o processo eleitoral de 2018, onde a população escolherá seus representantes no legislativo, a Gazeta do Cerrado traz aos seus leitores o Calendário das Eleições 2018. A eleição é o principal processo de expressão e participação popular que caracteriza um regime democrático de governo. É por meio do voto, que os políticos têm direito a um mandato para executar as leis que interferem diretamente na vida da população. Os candidatos podem se filiar a partidos até o mês de abril.
Por meio do voto, um instrumento de força popular, é que o atual cenário politico, social e, sobretudo econômico de nosso país pode ser alterado positivamente, para que ocorra essa mudança, a escolha de novos representantes pode representar um ponto de partida para o surgimento de uma nova ordem política no Brasil.
Portanto, é de fundamental importância para os eleitores se informarem sobre as etapas do processo eleitoral.
Qual será a data das eleições 2018?
Como de costume, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou o calendário eleitoral com muito tempo de antecedência, sendo assim algumas modificações podem acontecer por conta de imprevistos e situações não planejadas pelo órgão. Mas, caso não o cronograma não sofra alterações, confira qual será as importantes datas das eleições 2018.
No dia 2 de outubro de 2017, termina o prazo para o candidato trocar o seu domicílio eleitoral para o município que irá concorrer. Em 1º de janeiro de 2018, torna-se obrigatório o registro das pesquisas eleitorais realizadas pelos institutos de pesquisas. O último dia para comunicação das instruções das Eleições Presidenciais 2018 pelo TSE ficou para 5 de março de 2018. O Prazo limite para o candidato estar filiado a um partido é dia 2 de abril de 2018. Já a data final para o eleitor solicitar a inscrição ou alterar o título de eleitor, transferir o domicílio eleitoral, regularizar a situação ou requerer a transição para Seção Eleitoral Especial (destinada aos eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida), é no dia 4 de maio de 2018. De 13 de junho a 3 de agosto 2018 são escolhidos os integrantes das Mesas Receptoras.
Em 5 de julho de 2018, passa a ser permitido ao candidato a propaganda intra partidária visando sua nomeação à candidatura. É vetado o uso de rádio, televisão e outdoor.
O período no qual os partidos estão autorizados a promover convenções para a definição dos candidatos é de 20 de julho a 5 de agosto de 2018. A data limite para o eleitor solicitar a segunda via do título de eleitor fora do seu domicílio eleitoral foi definida para 3 de agosto de 2018. O prazo final para os partidos políticos e coligações registrarem seus candidatos, espira em 15 de agosto de 2018 e a propaganda eleitoral terá inicio no dia 16. No dia 26 de agosto de 2018, começa a propaganda eleitoral gratuita através do rádio e televisão.
Texto: Nielcem Fernandes
Edição: Brener Nunes