Ícone do site Gazeta do Cerrado

De SP, Tom Zé lança single “Os Clarins da Coragem” nas plataformas digitais

Novo single de Tom Zé, "Os Clarins da Coragem", pelo Selo Sesc, chega às plataformas digitais e Sesc Digital em 22/04 (Foto: Fernando Laszlo)

Cinco anos após o lançamento de “Sem Você Não A”, Tom Zé apresenta o single “Os Clarins da Coragem”, uma amostra de seu novo álbum, “Língua Brasileira”, que será lançado pelo Selo Sesc. O disco recebe o mesmo nome do espetáculo teatral que estreou em janeiro de 2022 no Sesc Consolação, fruto de uma parceria entre o músico e o diretor teatral Felipe Hirsch, que também assina a direção artística do álbum, com produção musical de Daniel Ganjaman. Não por acaso, a faixa será lançada nas principais plataformas de streaming e também gratuitamente no Sesc Digital em 22 de abril, data em que é celebrado o “descobrimento” do Brasil.

“Os Clarins da Coragem” estava pronta há quase quatro anos e seria lançada em outro disco de Tom Zé. A letra, que mistura o português com expressões em tupi-guarani, faz o balanço de um país “que até hoje não há”, que tarda demais, “que elege carrascos, / letais”, mas para o qual Tom Zé ergue uma clarinada augural desejando “que uma geração com ternura / se eduque em firmeza e doçura” nos clarins da coragem. “É a música que do começo ao fim segura a peteca”, afirma o artista.

O disco “Língua Brasileira”, produzido pelo Selo Sesc, é uma obra de um artista consistentemente inquieto e inspirado, e será lançado, em versões física e digital, ainda durante o primeiro semestre deste ano. É também fruto de um trabalho coletivo de investigação artística que tem o apoio do Sesc SP, e contribui com as discussões acerca do conceito de brasilidade e formação das identidades nacionais.

• SOBRE TOM ZÉ

Baiano de Irará, aos 86 anos, Antônio José Santana Martins, o Tom Zé, é um dos compositores e arranjadores mais originais e ativos da música popular brasileira. É parte da cena musical do país desde os anos 1960, quando integrou o movimento da Tropicália. Nas décadas seguintes, se entrega ao pop experimental ao lado de David Byrne, ex-Talking Heads, que leva sua obra para os Estados Unidos, tornando-se grande sucesso de crítica internacional. O músico possui mais de vinte álbuns de estúdio e sua mais recente obra, “Língua Brasileira”, estará materialmente disponível até o final do primeiro semestre de 2022.

Publicidade

• SOBRE O SELO SESC

Criado há 18 anos, o Selo Sesc tem o objetivo de registrar a amplitude da produção artística brasileira construindo um acervo pontuado por obras de variados estilos, épocas e linguagens. Em 2020, foram lançados no mercado digital os álbuns: Sessões Selo Sesc #6: Rakta + Deafkids, Sessões Selo Sesc #7: João Donato + Projeto Coisa Fina, Sessões Selo Sesc #8: Toada Improvisada – Jackson do Pandeiro 100 anos e Sessões Selo Sesc #9: …And You Will Know Us By Trail Of. O CD-livro São Paulo: paisagens sonoras (1830-1880) da pesquisadora e cantora Anna Maria Kieffer; o DVD Exército dos Metais, da série O Som da Orquestra, O Romantismo de Henrique Oswald (José Eduardo Martins e Paul Klinck); os CDs físico e digitais Dança do Tempo (Teco Cardoso, Swami Jr. e BB Kramer), Espelho (Cristovão Bastos e Maury Buchala), Eduardo Gudin e Léla Simões, Recuerdos (Tetê Espíndola, Alzira Espíndola e Ney Matogrosso), Música Para Cordas (André Mehmari), Estradar (Verlucia Nogueira e Tiago Fusco), Tia Amélia Para Sempre (Hercules Gomes), Gbó (Sapopemba), Acorda Amor (Letrux, Liniker, Luedji Luna, Maria Gadú e Xênia França), Copacabana – um mergulho nos amores fracassados (Zuza Homem de Mello), Tio Gê – O Samba Paulista de Geraldo Filme (vários artistas) e os álbuns digitais Mar Anterior (Grupo ANIMA), Olorum (Mateus Aleluia), Nana, Tom, Vinicius (Nana Caymmi), Jardim Noturno – Canções e Obras para Piano de Claudio Santoro (Paulo Szot & Nahim Marun), 7 Caminos (Emiliano Castro), São Paulo Futuro – A Música de Marcello Tupynambá (Vários Artistas), Cantos da Natureza (Pau Brasil), O Fim da Canção (Luiz Tatit, Zé Miguel Wisnik e Arthur Nestrovski), Sessões Selo Sesc #10: Carne Doce, Sessões Selo Sesc 11: Orquestra Sinfônica de Santo André + Hamilton de Holanda, Claudio Santoro – Obra completa para violino e piano (Alessandro Santoro e Emmanuelle Baldini) e O Anel – Alaíde Costa canta José Miguel Wisnik (Alaíde Costa). Já em 2021, a gravadora lançou exclusivamente no ambiente digital os discos Villa-Lobos Trios (Claudio Cruz, Ricardo Castro, Antonio Meneses e Gabriel Marin), Viola Paulista – Volume II (Vários Artistas), Francisco Mignone: Manuscritos de Buenos Aires e Canções para Voz e Violão (Fernando Araújo, Celso Faria e Mônica Pedrosa), Akhenaten Bazucas (GOATFACE!), A Paisagem Zero (Helô Ribeiro), Tempo Tátil (Vladimir Safatle), Forró de Rabeca (Mestre Luiz Paixão); Outros Espaço (Rodrigo Brandão & Sun Ra Arkestra), De Sol a Sol (Toninho Ferragutti & Quinteto de Cordas), Poéticas (tributo ao poeta Jorge Salomão), Meneleu Campos (Quarteto Carlos Gomes) e Parabéns, Tânia! (Projeto Tânia Maria). Em 2022, a gravadora acaba de lançar o álbum Toda Semana: Música e Literatura na Semana de Arte Moderna (Vários Artistas) com um apanhado da ambiência sonora, poética e musical da Semana de 22.

Sair da versão mobile