Ícone do site Gazeta do Cerrado

“De vereador a governador”: Com folga, o curraleiro Wanderlei vence nas urnas com 58,21% dos votos

Maju Cotrim

O governador e candidato á reeleição Wanderlei Barbosa venceu as eleições neste domingo, 2, no Tocantins. Com 58,21% dos votos ele já é considerado eleito, são 433.148 mil votos.

Ele acompanhou a apuração ao lado de aliados e amigos.

As eleições foram tranquilas sem nenhuma intercorrência grave no Tocantins. Ele venceu três outros grupos da oposição.

Ronaldo Dimas ficou em 2º, Paulo Mourão em 3º, Irajá em 4º.

Wanderlei começou a carreira como vereador e chegou ao governo após Mauro Carlesse ser afastado e em seguida renunciar.

Ele fez uma campanha pregando a continuidade de sua gestão e com o apelido de “curraleiro” fazendo relação ao fato de ser do Tocantins.

Sobre Wanderlei

Wanderlei tem 57 anos e é natural de Porto Nacional, na região central do estado. Ele começou a carreira política em 1989, quando se elegeu vereador pelo município. Em 1996 migrou para a capital e se elegeu vereador por Palmas, cargo que ocupou por vários mandatos sucessivos até 2010, chegando a presidir a câmara municipal ao longo de quatro anos.

Em 2010 se elegeu para o primeiro de dois mandatos como deputado estadual. Ele permaneceu nesta função até 2018, quando se afastou para disputar a eleição suplementar ao lado de Carlesse como vice-governador na chapa que acabou vencedora.

Carlesse foi afastado em outubro de 2021 e Wanderlei assumiu interinamente e depois foi efetivado. Nestes mais de 11 meses fez várias ações para descolar sua imagem do antecessor.

Wanderlei é pai de Ygor Leonardo Castro Leite, Rérison Antonio Castro Leite e Rosa Maria Castro Leite. Ele também é filho de Fenelon Barbosa, o primeiro prefeito de Palmas, quando a cidade foi fundada em 1989.

Sair da versão mobile