Maju Cotrim
A prefeita de Palmas, Cínthia Ribeiro (PSDB) publicou um decreto nesta quarta-feira, 8, na capital com algumas mudanças sobre o coronavírus.
Ela adiantou: “Decreto sendo finalizado. Feira da 304 Sul com regramento especial, restaurante comunitário pra venda em balcão e funcionamento de casas lotéricas para pagamento do auxílio emergencial do governo federal. Decisões seguras, discutidas com órgãos de controle e orientações da OMS”, afirmou a gestora.
As decisões foram tomadas após ampla análise e conversa com setores diante da pandemia.
A feira da 304 Sul terá todas as regras de distanciameno social e terá rodízio de produtores com produtos in natura. “nada de produtos processados por enquanto”, disse a gestora em vídeo.
Os restaurantes comunitários voltarão a funcionar com as pessoas pegando a alimentação no balcão. “É um serviço essencial”, disse a gestora.
Palmas tem 15 casos confirmados de coronavírus.
Entenda todos os detalhes do decreto abaixo:
A partir da próxima terça-feira, 14, produtos hortigranjeiros e in natura voltarão a ser comercializados em espaço único, na Feira Coberta da 304 Sul – Espaço Popular Mário Bezerra Cavalcante, ofertados por feirantes diferentes em dias alternados. A comercialização será realizada de terça a sábado, das 9 às 19h. O Decreto Nº xxx, assinado pela prefeita Cinthia Ribeiro foi publicado no Diário Oficial do Município desta quarta-feira, 08. O documento também dispõe sobre a permissão do funcionamento de casas lotéricas.
“As feiras livres se configuram como atividade essencial à população e é mais um espaço para o consumidor adquirir produtos da nossa agricultura familiar, sem falar que estamos contemplando feirantes de todas as nossas feiras. Essa medida foi tomada depois de uma discussão ampla com o Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE Palmas Covid-19) e com os próprios feirantes, e só foi tomada depois que preparamos o espaço para garantir as condições sanitárias exigidas pela área da Saúde”, explicou a prefeita Cinthia.
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Emprego (Sedem) definirá, por meio de portaria, sobre as regras de funcionamento das feiras livres.
(Matéria atualizada ás 22h46min)