Leito de UTI – Foto – Nilson Chaves
Lucas Eurilio
Familiares de um paciente internado no Hospital Oswaldo Cruz, em Palmas, estão indignados após pagarem R$ 70 mil por uma UTI e a unidade não cumprir o contrato.
Conforme o advogado e sobrinho de Moadir Sodré dos Santos, de 42 anos, a familia pagou à vista R$ 20 mil e mais R$ 50 mil de cheque calção para os primeiros atendimentos na UTI, mas a transferência não foi feita.
“Ele estava internado na UPA-Norte e depois foi pro Oswaldo Cruz. Lá, fizemos o pagamento, assinamos o contrato para cubrir todas as despesas. Meu tio ficou menos de 24 horas no corredor, foi intubado, mas até o momento ele continua sem o leito”, disse o sobrinho João.
O que a família de Moadir não esperava, era que os detalhes acertados não seria cumpridos.
Os parentes alegam que a situação do paciente é desumana.
“Nosso advogado, o médico e meu primo acompanharam. O Hospital tinha recebido, assinamos o contrato como já disse, meu primo ficou lá, acompanhou tudo e agora falaram pra gente que não tem a UTI. Não sabemos o que houve ou se alguma outra pessoa foi colocada no lugar dele. Paciente com risco de vida, intubado. É desumano” , lamentou.
Pedido de mais R$ 300 mil
O susto para os familiares de seu Moadir veio depois, quando o Hospital, após já ter recebido o montante de R$ 70 mil, cobrou mais R$ 100 mil pelo leito e outros R$ 200 mil como cheque calção.
Segundo os parentes, um total de R$ 370 mil seria cobrado pela vaga.
“Em plena uma pandemia, quem tem R$ 100 mil reais à vista e outros R$ 200 mil assim do nada?”, questionou.
Assim que fomos informados daesta situação, já tomamos as providências. “Fizemos um boletim de ocorrência, buscamos a Defensoria Pública do Estado e vamos fazer uma petição pra entrar na Justiça e tentar conseguir o leito”, disse.
João contou à Gazeta do Cerrado neste domingo, 21, que Moadir segue sem a vaga na UTI.
O Hospital
O Gazeta do Cerrado entrou em contato com o Hospital Oswaldo Cruz às 11h46 pelo email info@oswaldocruzpalmas.com encontrado no site da unidade. Entramos em contato também – entre 12h47 e 12h44 – através do telefone (63) 3219-9000, que ao ser transferido para a atendente, chama até cair.
Nossa equipe ressalta que ainda tenta contato e caso haja interesse do Hospital em se posicionar, o espaço está aberto.