Ícone do site Gazeta do Cerrado

Deputadas cobram gratuidade na balsa e Toinho defende: “tabela não é feita pelo governo”

Maju Cotrim

A sessão vespertina desta terça-feira,26, na Assembleia Legislativa do Tocantins foi marcada por uma série de pedidos por parte dos deputados estaduais.

O deputado Ricardo Ayres pediu realização de audiência pública ouvindo Naturatins, Incra, Secretaria de Cidades, Ministério Público, Ibama e outros órgãos sobre a situação das barragens no Tocantins. “É importante que a população se sinta segura”, disse Ayres. Segundo ele, três barragens em Formoso estão em risco.

Depitado Estadual Ricardo Ayres – Divulgação

A deputada Vanda Monteiro pediu a isenção do valor da travessia de balsa que vai começar a operar em Porto. “a gente sabe que essa balsa já vai funcionar e a isenção e necessária tendo em vista o cenário atual financeiro”, disse. Segundo ela: “o pai de família não pode pagar a conta só”, afirmou.

O deputado Olintho Neto reapresentou uma PEC para garantir a data de promoções dos policiais militares inserindo a previsão na Constituição do Estado. “Reapresento para garantir a possibilidade dos policiais serem promovidos mesmo em ano eleitoral”, disse. A PEC visa atender uma demanda da Polícia Militar que não tem as datas das promoções especificadas na Constituição.

A deputada Cláudia Lélis também pediu a isenção do valor da balsa para os moradores dos arredores e dos distritos de Porto que moram do outro lado e que precisarão atravessar várias vezes tendo impacto no orçamento doméstico.

“Tabela não é feita pelo governo e sim pelo dono da Pipes”, defendeu o presidente da Casa de Leis, Toinho Andrade sobre a tabela que será cobrada no governo.

O deputado Valdemar Junior do MDB sugeriu que a isenção além de ser para moradores de Porto seja também em Caseara, em Xambioá, em Carolina e ainda Tocantinópolis que são cidades separadas por outros estados. “Queremos estender esse benefício para que possa liberar o tráfego para todos estes pontos”, disse.

A deputada Luana Ribeiro do PSDB solicitou a implantação de regime de plantão de 24 horas na Delegacia da Mulher. “Solicito que a Delegacia da Mulher seja de 24 horas”, disse ao frisar que os índices de violência contra a mulher aumentaram assustadoramente.

Luana pediu ainda que o governo encaminhe projeto aumentando as vagas de técnico penitenciário para nomear todos os aprovados do concurso que já fizeram curso de formação.

 

Liderança do governo

O deputado Fábion Gomes desejou boa sorte à líder do governo, Valderez Castelo Branco. ” Me considero deputado da bancada do governo e ela como líder desejo sucesso nessa caminhada”, disse.

A líder do governo fez na sessão uma série de parabéns ao governo por colocar a balsa para funcionar em Porto e por chamar os aprovados no concurso da Cidadania e Justiça.

Sair da versão mobile