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Desapego: Dicas para manter só o essencial em casa

Todo mundo tem uma peça de roupa, um item de decoração ou uma coleção que tem valor afetivo. Mesmo após anos, você não consegue abrir mão daquele adereço. Só não vale se confundir e acabar acumulando objetos desnecessários. Como diz a especialista em organização Marie Kondo, é preciso fazer uma pergunta essencial a nós mesmos: isso me traz felicidade?

A partir dessa premissa, é possível determinar o que vai e o que fica em casa, evitando a bagunça. Com a pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, estamos em quarentena e passando mais tempo em casa. Por que não aproveitar este momento para arrumar a zona e se livrar das energias negativas? Listamos 5 dicas para te ajudar a decidir se é preciso desapegar dos pertences:

1. Organize a bagunça

Para começar, arrume os objetos que estão visivelmente acumulados. Inicie pelos ambientes menos bagunçados e organize um cômodo de cada vez. A cozinha é um bom lugar para começar, já que, provavelmente, tem menos itens de valor afetivo. Em seguida, separe as coisas em quatro grupos: o que fica, o que será doado, o que será reciclado e o que vai para a lixeira.

Neste momento, é importante voltar à pergunta de Marie Kondo e levar a reflexão adiante. Pergunte a si mesmo: eu realmente preciso deste item? Ele é especial ou guarda boas memórias? Eu o usei recentemente? Se não tiver sido tocado nos últimos seis meses e qualquer outra resposta for negativa, ele é um bom candidato à pilha do que vai embora. Tente remover pelo menos 50% do material acumulado. Uma dica é envolver amigos e familiares na tarefa, mesmo que por chamadas de vídeo, para te motivar a continuar.

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2. Saiba escolher itens de coleções

Quantidade não é sinônimo de qualidade. Colecionar pode servir como um hobby, mas também pode ser sinônimo de falta de espaço. Ao organizar suas coleções, seja um curador e mantenha os itens que realmente valem a pena. Uma boa galeria é aquela cujo dono sabe a importância de cada componente e pode sentir orgulho por ter o melhor dos melhores. Afinal, menos é mais!

3. Arrume o que fica

Na hora do desapego, guarde os pertences em um local onde poderão ser encontrados com facilidade (Foto: Annie Spratt/Unsplash)

Não basta se livrar dos objetos desnecessários, é preciso organizar o que fica. Fotos e pequenas lembranças merecem ser guardadas com carinho, mas aproveite o momento de arrumação para otimizar o espaço. Guarde os pertences em um local onde poderão ser encontrados com facilidade, se precisar retornar a eles algum dia. Uma dica é dividir por fases da vida, como infância, adolescência e juventude. Separe por caixas ou determine os compartimentos por prateleira. Etiquetar os álbuns também é uma ótima forma de manter a ordem.

4. Desapegue do celular

O desapego também precisa acontecer com o seu celular, para otimizar o tempo (Foto: Andrew Mantarro/Unsplash)

Parece que precisamos viver 24 horas conectados ao celular durante a quarentena, seja para o trabalho, para manter vínculos com amigos e familiares ou para se entreter. É fácil ficar ansioso e estressado em uma situação como essa. Por isso, tente se desapegar do aparelho e se desintoxicar da vida digital.

Comece fazendo uma limpeza em seu dispositivo: remova aplicativos antigos, inutilizados ou que tirem a sua atenção, limpe a caixa de entrada do seu e-mail e desligue as notificações. Depois, escolha um dia da semana para se desconectar totalmente. Se isso parecer extremo, tente fazer isso por algumas horas e vá progredindo.

5. Crie novos hábitos

Não basta desapegar, é preciso manter o ritmo e criar novos hábitos de organização (Foto: Jordi pujadas/Unsplash)

 

Por fim, é preciso manter o ritmo e criar novos hábitos de organização. Em um primeiro momento pode ser difícil, mas a recompensa é valiosa. Com o tempo, você criará o costume e as tarefas passarão a ser pequenas. Para incorporá-las ao dia a dia, identifique a origem da bagunça, verifique em quais áreas ela aparece e crie espaços de armazenamento apropriados. A recomendação é separar pelo menos uma tarde por mês para organizar tudo.

fonte: Revista Casa & Jardim

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