Sítios arqueológicos foram encontrados durante construção de ponte — Foto: JRC Arqueologia
A construção do asfalto na rodovia TO-247, que conecta Lagoa do Tocantins a São Félix, rumo ao Jalapão e Palmas, foi temporariamente paralisada devido à descoberta de sítios arqueológicos na região. O destaque é a suspensão da construção da ponte sobre o Rio Vermelho, aguardando a autorização do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para prosseguir.
Durante os trabalhos, o Iphan registrou a presença de diversos artefatos provenientes de dois sítios arqueológicos. Esses itens serão submetidos a análises laboratoriais para estudo e catalogação. O arqueólogo do Iphan, Romulo Macedo, explica o processo de monitoramento arqueológico durante as obras.
“Um arqueólogo é designado para acompanhar a obra e identificar possíveis sítios arqueológicos que possam surgir durante o revolvimento do solo, e que não foram detectados nas fases anteriores da pesquisa. Caso algum sítio seja encontrado, o arqueólogo determina a suspensão das obras naquele trecho até que o sítio seja devidamente resgatado”, esclarece Romulo Macedo.
A pavimentação asfáltica da rodovia está prevista para ser concluída até junho de 2024. Serão asfaltados 50 quilômetros, com um investimento de R$ 59,7 milhões por parte do Governo do Tocantins. Até o momento, já foram asfaltados 32,1 km do trecho. A retomada das obras está condicionada à autorização do Iphan e ao devido resgate dos sítios arqueológicos encontrados, garantindo a preservação do patrimônio histórico e cultural da região.