Ícone do site Gazeta do Cerrado

Descubra como reduzir celulite e combater câncer naturalmente

Uva-passa faz bem para saúde, previne doenças e ainda combate o aparecimento de rugas. Rica em vitaminas A, C e do complexo B, o alimento também contém minerais que regulam o metabolismo do corpo, como cálcio, cobre, ferro, manganês, potássio, magnésio e zinco.

É bom para quê?

Reduz o envelhecimento e a celulite

Por prevenir a inflamação da pele, a vitamina C diminui a aparência de celulites. Já o poder antioxidante da fruta combate os radicais livres que oxidam as células, causando o envelhecimento da pele.

Protege os olhos

A vitamina A presente na uva-passa ajuda a preservar os olhos, reduzindo o risco de catarata e cuidando da qualidade da visão.

Auxilia o coração

A nutricionista funcional e esportiva Giovana Canno explica que, assim como a fruta in natura, a uva-passa possui resveratrol. Encontrada em maiores quantidades na versão escura do que na branca, a substância é anti-inflamatória e antioxidante. Essas propriedades fazem com que ela reduza inflamações, combata os radicais livres e ainda proteja o coração de doenças cardiovasculares.

Previne o câncer

Um dos bons motivos para comer uva é que o resveratrol possui forte ação no combate ao câncer e ao Alzheimer.

Regula o intestino

As altas quantidades de fibras da uva-passa fazem com que ela seja um alimento que regula o intestino, colaborando para deixá-lo sempre em dia. Porém, vale lembrar que todo consumo de fibras deve ser acompanhado da ingestão de água para que não haja efeito contrário, dificultando o trânsito intestinal.

Recupera os músculos

Entre outros benefício da uva-passa, está a recuperação dos músculos após exercícios, já que ela contém o aminoácido arginina, que participa da composição das proteínas no organismo.

Malefícios e contraindicações: quem não pode comer?

Pessoas com problemas renais

Por conter sódio e potássio, o alimento não é indicado para pessoas que têm problemas renais. Isso ocorre porque esses minerais podem ficar armazenados em rins que não são saudáveis, gerando cálculos renais, as famosas “pedras”. “Pacientes assim devem evitar o consumo, ingerindo apenas mediante orientação do médico ou nutricionista”, explica Giovana.

Diabéticos

Por ser um alimento com índice glicêmico elevado, a uva-passa aumenta a quantidade de glicose no sangue de uma só vez, o que é prejudicial para quem sofre de diabetes mellitus.

Uva-passa engorda?Tem açúcar?

A uva-passa possui açúcar do tipo frutose. Com alto índice glicêmico, ela causa picos de açúcar na corrente sanguínea, o que está ligado ao acúmulo de gordura. Portanto, é preciso consumir com moderação.

Quantidade diária

A nutricionista Giovana Canno explica que a fruta seca deve ser consumida em pequena quantidade, de 50 a 100 gramas por dia, junto à oleaginosas como nozes, avelã, castanhas e amêndoas, que reduzem seu índice glicêmico.

Uva-passa branca ou preta: qual é a melhor?

Segundo a especialista, a única diferença entre a uva-passa branca e preta é a quantidade de resveratrol. Este polifenol esta presente em ambos os tipos, mas em maior quantidade na uva-passa negra, o que a torna mais interessante para consumo.

Sair da versão mobile