Ícone do site Gazeta do Cerrado

Desde início da suspensão do comércio na Capital, 87 estabelecimentos foram notificados e 19 multados por ignorar decreto

Ações de fiscalização ocorreram durante três noites nas principais avenidas das regiões Norte, Sul, e Central - Foto: Sesmu

Ações de fiscalização ocorreram durante três noites nas principais avenidas das regiões Norte, Sul, e Central – Foto: Sesmu

As forças de Segurança retornaram às ruas da Capital em uma força-tarefa, denominada Operação Integrada Covid-19, em cumprimento aos decretos, que estabelecem a suspensão de atividades não essenciais como medida para evitar a aglomeração e a circulação de pessoas, e consequentemente a redução da transmissibilidade do coronavírus.

As ações de fiscalização ocorreram durante três noites nas principais avenidas das regiões Norte, Sul, e Central, com início na quinta, 18, e terminou no sábado, 20. No período foram visitados 28 estabelecimentos comerciais e dez residências na Capital.

Durante a Operação os agentes de trânsito lavraram 35 autos de infração referentes a estacionamento/parada em locais proibidos, avanço irregular de semáforo, uso de celular ao volante, dentre outras.

Desde o dia 6 de março, Palmas adota regras mais rígidas, mantendo autorizada a abertura somente de estabelecimentos essenciais, enquanto atividades e serviços não essenciais funcionam apenas na modalidade de entrega em domicílio (delivery).

De acordo com o diretor de fiscalização Urbana da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Serviços Regionais, Emerson Parente, desde a suspensão das atividades não essenciais publicada pelo  decreto 2003 de 3 de março de 2021, 87 estabelecimentos comerciais  foram notificados até o dia 20 de março, e 19 deles foram multados por  estarem em funcionamento e em desacordo com o decreto municipal.  As multas variam de R$50,00 a R$5.000,00

Operação

A Operação Integrada Covid-19, teve início na quinta, 18, a noite, e foi dividida em dois comboios, sendo que o primeiro acompanhou a Vigilância Sanitária na região Central e Norte, enquanto o segundo, seguiu com a fiscalização de Posturas, na região Sul.

Na Região Sul de Palmas foram visitados um estabelecimento comercial e uma residência. Já na região Norte, mais quatro estabelecimentos comerciais e duas residências receberam a visita dos agentes públicos.

Na sexta, 19, os agentes públicos visitaram mais 13 estabelecimentos comerciais, e uma residência na região Sul da Capital, como também foram realizadas abordagens e orientações a cidadãos que foram vistos em suspeita ao desobedecer ao decreto.

Nas regiões Norte e Central, apenas cinco estabelecimentos comerciais foram visitados e 13 motoristas foram autuados pelos agentes de trânsito na região Sul de Palmas.

Trânsito

Na mesma noite, agentes de trânsito lavraram 18 autos de infrações, por estacionarem em local proibido, CNH vencida e outras infrações flagradas durante a operação.

Força-tarefa

A Força-tarefa contou com o apoio da Guarda Metropolitana de Palmas (GMP) e da Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana de Palmas (Sesmu), Vigilância Sanitária, Fiscalização de Obras e Posturas e apoio da Polícia  Militar, da Segurança Pública, do Corpo de Bombeiros Militar, da Cidadania e Justiça, do Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran-TO), da Vigilância Sanitária.

Sair da versão mobile