Ícone do site Gazeta do Cerrado

Dez unidades de saúde na capital estão ofertando tratamento gratuito para quem quer parar de fumar

Foto – Raíza Milhomem/Prefeitura de Palmas

Dez Unidades de Saúde da Família (USFs) oferecem tratamento para as pessoas que desejam parar de fumar em Palmas. As USFs aptas estão localizadas de norte a sul da capital, para abranger moradores das diversas regiões. O serviço faz parte do Programa Municipal de Combate ao Tabagismo (PMCT), organizado pela Coordenação Técnica de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (CTDANT) da Secretaria Municipal da Saúde (Semus). Ainda neste ano, a Semus pretende expandir o serviço para as demais unidades. Confira abaixo as unidades que já oferecem o tratamento.

O paciente interessado no tratamento deve comparecer na sua unidade de referência com documentos pessoais, cartão do SUS e expressar aos profissionais de saúde o desejo de parar de fumar, para acesso ao Programa. Ele receberá uma abordagem básica e será inserido no Sistema Municipal de Regulação (SisReg). Após serem regulados, os usuários recebem a abordagem intensiva nos Grupos de Apoio Terapêutico ao Tabagista (Gatt).

A farmacêutica Marta Rocha é analista técnica do PMCT e explica que os grupos de apoio têm o objetivo de realizar ações educativas, palestras, orientações, sessões com abordagem cognitivo-comportamental e, caso necessário, oferta de tratamento medicamentoso na própria unidade de saúde para cessação do tabagismo.

“Nos encontros os pacientes são assistidos por equipe multiprofissional, composta por farmacêuticos, médicos, odontólogos, psicólogos, nutricionistas, educadores físicos e enfermeiros, áreas profissionais essenciais para o tratamento. Esses encontros ocorrem semanalmente, depois quinzenalmente e mensalmente, por aproximadamente três meses, até que o paciente tenha cessado o hábito de fumar e tenha adquirido confiança para ficar em abstinência do tabaco”, afirma a profissional. Após isso, o paciente continua sendo acompanhado por até um ano com sessões de manutenção de prevenção de recaída.

 

Unidades que já ofertam tratamento
Região Norte
USF Arno 41 (403 N)
USF Arne 53 (406 N)
USF Arno 44 (409 N)
USF Arne 64 (508 N)

Região Central 
USF Prof Isabel Auler (Arso 23 – 207 S)

Região Sul
USF ASR-SE 75 (712 S)
USF Arse 82 (806 S)
USF Satilo Alves de Sousa (Arso 111 – 1103 S)
USF Albertino Santos (Arse 101 – 1004 S)
USF Arse 131 (1304 S)

Fonte – Secom Palmas

Sair da versão mobile