Ícone do site Gazeta do Cerrado

Dia D de Combate ao Aedes aegypti é realizado na região norte de Palmas

Foto: Divulgação Semus

Essa semana entre os dias 26 a 30 de novembro, ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, vetor de doenças como dengue, zika e chikungunya, foram intensificadas em várias regiões da cidade.  Nesta sexta, 30, equipes das Secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social promoverão uma série atividades de prevenção e combate ao mosquito na Escola de Tempo Integral Padre Josimo Tavares, em Palmas.
A programação na ETI Padre Josimo, marcará o Dia D de Combate ao Aedes que ocorre  das 8 às 11 horas, com a presença de autoridades municipais, estaduais e federal para ratificar a importância da vigilância e controle dessas endemias de relevância para a saúde pública. Haverá ainda exposições entomológicas, distribuição de material educativo, além de apresentações culturais.
Durante a semana várias atividades de educação em saúde nos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) da Capital, em escolas públicas e nos Centros de Saúde da Comunidade foram realizadas. Além de mutirões nas quadras Arno 71, Arso 62 e setor Lago Sul, que serão realizados pelos agentes de combate às endemias da Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ), Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos e demais parceiros. A Secretaria Estadual da Saúde irá promover um curso de Formação de Brigadista de Combate ao Aedes para os servidores do Estado.
“As atividades têm como objetivo dar visibilidade às ações de vigilância e controle do Aedes aegypti realizadas ao longo do ano pela UVCZ e sua intensificação no período chuvoso. Porque a verdade é que o combate ao Aedes deve ser feito por todos durante todo ano e nesse período chuvoso cuidado redobrado, tirar 10 minutos durante a semana para vistoriar o quintal e eliminar possíveis criadouros”, reforça a gerente da UVCZ, Betânia Costa.
A programação da semana começou pela Escola Municipal Olga Benário, na Arso 61, no início da semana, com exposições entomológicas, distribuição de material educativo, além de apresentações culturais com o Núcleo de Educação Popular da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp). A mobilização com a comunidade escolar aconteceu também na quarta, 28, no Centro Municipal de Educação Infantil Sementes do Amanhã, Arne 61, e na quinta, 28, na Escola Municipal Paulo Freire, na Arno 32.
São parceiros nessa mobilização as secretarias Estadual e Municipal de Saúde e Educação (Sesau, Semus, Seduc e Semed), além das secretarias Municipais de Infraestrutura e Serviços Públicos e do Desenvolvimento Social, entre outros.
Fonte: Secom Palmas
Sair da versão mobile