Lucas Eurilio – Gazeta do Cerrado
Hoje é da Luta Contra a Gordofobia. Você sabe o que é ou já ouviu falar?
O assunto tem ganhado notoriedade principalmente nesse período de pandemia, isso porque vários memes, piadas e textos gordofóbicos têm sido compartilhado nas redes sociais como forma de “humor”, mas ultrapassa a as barreiras da web e machuca as pessoas. Todavia, esse preconceito caminha com a nossa sociedade há mais de 200 anos e foi impulsionado também pelo mercado e indústria da Moda.
Qual pessoa gorda não nunca ouviu: Você é tão lindo de rosto. Ou, porque você não emagrece? Estou preocupado com sua saúde. Até mesmo aquele olhar diferente. Uma palavra dita pode causar danos como ansiedade, depressão e até suicídio.
Então vamos la! A Gordofobia é um preconceito estrutural que tira o acesso das pessoas gordas. Acesso ao emprego, acesso a saúde, acessibilidade e também ao afeto.
O emprego – porque as empresas enxergam pessoas gordas como doentes, logo, será mais uma despesa. Muitas vezes as próprias estruturas da empresa não são preparadas para receber um funcionário gordo.
A saúde – porque pessoas gordas acabam ficando com medo de ir ao médico, medo de ouvir “seu problema é por conta da gordura”, sem ao menos ser consultado, tocado, perguntado e sem um exame, uma investigação ou uma pergunta que seria essencial “Como é sua relação com seu corpo? Você se sente bem assim?
O afeto – porque pessoas dizem não se sentir atraídas por pessoas gordas. Até acham bonitas e “corajosas” por se expor, mas nunca pra namorar, pra casar, pra ser amigo, pra ter contato. Muitas vezes é só fetiche. E olha.. Ter amigos gordo não te torna menos gordofóbico ok? Ok.
Acesso de ir e vir – porque poltronas de ônibus, avião e dos meios de transporte não são preparadas e adequadas para o corpo gordo, em locais públicos, sua empresa tem cadeiras que suporte um corpo não padrão, um corpo grande?
Em Palmas uma lei permite que pessoas gordas e obesas tenham direito a entrar no transporte público pela porta dos fundos,, mas a legislação atual permite que essas pessoas entrem pela porta do meio, a de deficientes. Que gordo nunca ficou constrangido por não passar ou caber na catraca, não é mesmo? Todavia é além disso, é preciso pensar em uma forma de acolher esses corpos dignamente.
Quantas pessoas gordas você tem no seu círculo social? Como você lida com elas?
A Gordofobia também é a aversão às pessoas gordas ou obesas, fazendo com que se sintam inferiores aos outros por não estarem dentro do padrão.
Coisas simples como um ” gordice” é gordofóbico, porque acabamos associando o ato de comer às pessoas gordas, e não, nosso corpo não é grande porque comemos o tempo todo ou só comemos besteira, nosso corpo é gordo porque é uma característica corporal: gordo ou magro.
Esse preconceito é minimizado todo tempo, porque a sociedade acredita que não é um assunto que precise ser debatido, com isso, pessoas que não estão no padrão magro são totalmente invisibilizadas socialmente.
Mas todos podem contribuir para uma sociedade anti-gordofobia. Como? Dando emprego, visibilidade, cuidando dessas pessoas. E mais do que “se preocupar” com a nossa saúde, se preocupe e se pergunte sempre “Aquela pessoa é feliz do jeito que ela é?”… EMPATIA. PRATIQUEM! GORDOFOBIA NÃO É PIADA!
Abaixo, a Gazeta do Cerrado lista vários influenciadores para que você possa aprender um pouco mais sobre como não ser gordofóbico e combater a gordofobia.. Além desses, existem vários outros, basta dar uma pesquisada.
https://www.instagram.com/carolinnecmacedo/?hl=pt-br
https://www.instagram.com/instadoadailson/?hl=pt-br
https://www.instagram.com/anny_silvis/?hl=pt-br
https://www.instagram.com/vrunacamila/?hl=pt-br
https://www.instagram.com/djnannyribeiro/?hl=pt-br
https://www.instagram.com/brendamaciel___/?hl=pt-br
https://www.instagram.com/gordeia_/?hl=pt-br
https://www.instagram.com/temmeutamanho/?hl=pt-br
https://www.instagram.com/ataldacintiafuckinglira/?hl=pt-br
https://www.instagram.com/elapretaafronta/?hl=pt-br
https://www.instagram.com/julliterra/?hl=pt-br
https://www.instagram.com/tchagu/?hl=pt-br
https://www.instagram.com/lxccarvalho/?hl=pt-br
Fotos: Deny Oliver