Lucas Eurilio/Repórter Gazeta do Cerrado
Uma operação está sendo realizada em Palmas e em outras oito cidades do interior do Tocantins por conta do Dia das Mães. De acordo com as informações do Procon Tocantins, as ações acontecem para que possíveis irregularidades em vendas antecipadas sejam identificadas e consumidores não sejam lesados.
Lojas de perfumaria, cosméticos, aparelhos de celulares, vestuários, calçados, jóias, bujuterias e eletroeletrônicos estão sejando fiscacalizadas em Gurupi, Dianópolis, Porto Nacional, Guaraí, Colinas do Tocantins, Araguaína, Tocantinópolis e Araguatins.
Para José Santana Junior, gerente de educação para o consumo do Procon, a data é uma das mais importantes do comércio então é necessário também que o consumidor fique atento a todos os detalhes.
“O Dia das Mães é um dia que é mais aquecido. O consumidor tem que ficar muito atento contra essas práticas abusivas que podem ocorrer, oportunizando esse momento de grandes compras, como a venda casada, como influenciar o consumidor a comprar mais do que aquilo que ele realmente quer”.
Os fiscais estão atentos a qualquer tipo de irregularidades, desde a fixação visível dos preços, política de trocas até se existe propaganda enganosa e venda casada, além disso, é preciso que todo estabelecimento comercial possua um exemplar do Código de Defesa do Consumidor.