Ícone do site Gazeta do Cerrado

Dia do Atleta: tocantinenses falam sobre desafios, superações e conquistas

Atleta tocantinense Arthur Lins – Foto –  Carlos Bispo/Divulgação

“As vezes a vitória não vem através de medalhas ou de um pódio, as vezes ou sempre, a vitória vem através da superação, da conquista de alcançar objetivos”. As palavras são do jovem lutador de jiu-jitsu e nadador, Arthur Lins, de 15 anos. O atleta acaba de retornar da Copa Norte-Nordeste de Natação, realizada em Maceió (AL), onde garantiu dois recordes, mas para ele, mais do que medalhas, o importante na trajetória de um campeão é superar os seus desafios pessoais.

Arthur Lins está há oito anos invicto no Tocantins em sua modalidade, mas para o jovem esportista, a prova em Maceió possibilitou conquistas ainda maiores do que pódios ou medalhas. “Nesta competição de alto nível não conquistei pódio, mas conquistei dois recordes estaduais em minha categoria (Juvenil 1), 50m Borboleta e 50m Costas, e isso valeu mais que uma medalha, ainda mais por eu ter apenas um ano e três meses que iniciei na natação”, complementou.

Arthur Lins – Foto Carlos Bispo/Divulgação

Histórias como a do Arthur Lins marcam a trajetória do esporte tocantinense e em 2022, muitos atletas com o apoio do Governo do Tocantins, deixaram suas marcas em todas as regiões do país e são celebradas neste dia 21 de dezembro, o Dia do Atleta.

Dia do Atleta

Todo ano em 21 de dezembro é celebrado o Dia do Atleta, comemorando não somente aqueles que fazem da prática de um esporte sua profissão, mas também os amadores, que têm o esporte como hobby, paixão e dedicação cotidiana.

A data foi estabelecida em 1961, pelo então presidente Jânio Quadros, como uma forma oficial de reconhecer todos os desportistas brasileiros – e, justamente, não somente aqueles que já são vitoriosos, populares e celebrados por seus grandes feitos: o Dia do Atleta é, portanto, para todo mundo que pratica e ama o esporte.

Top 3 em São Paulo

O fisiculturista araguainense, Victor Matos, conquistou a terceira colocação no The Future Champion, em São Paulo – Foto – Clicka Mundo Sports /Divulgação

O araguainense Victor Matos, aos 29 anos, mostrou o potencial do fisiculturismo tocantinense em São Paulo. A terceira colocação no The Future Champion, na categoria Sênior Bodybuilder até 70 kg, é mais uma importante marca na trajetória do atleta. “Com o apoio da Secretaria dos Esportes e Juventude, eu realizei um dos meus sonhos que era competir em alto nível, representar meu trabalho e levar o nome da nossa cidade e do fisiculturismo para outros lugares”, declarou.

O fisiculturismo passou a fazer parte da trajetória do Victor Matos em 2020. A conquista em solo paulista foi mais um degrau na sua carreira. “Tenho imensa gratidão por poder representar da melhor maneira esse esporte, que não é fácil, mas que com muita luta e dedicação estive no topo. Fiquei na terceira colocação na minha categoria, o que me deu ânimo para continuar”, declarou o atleta, que também coleciona a primeira colocação em Goiânia na categoria estreante.

Brasileiro Interclubes

Raphael Azevedo, participou da competição mais importante do calendário nacional no tênis de mesa – Foto – Arquivo pessoal

Com o apoio do Governo do Tocantins, o mesatenista Raphael Azevedo foi um dos responsáveis por mais um feito importante a nível nacional: a segunda colocação por equipes entre as seleções estaduais sênior masculino no Campeonato Brasileiro Interclubes de Tênis de Mesa, realizado no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. “Foi extremante importante esse apoio da Secretaria dos Esportes e Juventude, pois esse é o evento mais forte do calendário nacional. Participar desse evento foi um ganho muito importante a nós atletas por estar jogando esse torneio, melhorar nosso nível técnico e pelos resultados conquistados”, declarou o atleta.

Fonte – Secom Tocantins e *com informações do Hypeness

Sair da versão mobile