Ícone do site Gazeta do Cerrado

Dia do Professor: Alan parabeniza e propõe investimento pesado no plano de carreira

Alan Barbiero e Micheline Cavalcante com professores e especialistas em educação - Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Ao parabenizar todos os professores do Tocantins, e em especial os de Palmas, pelo Dia do Professor comemorado nesta quinta-feira, 15 de outubro, o candidato a prefeito do Podemos, Alan Barbiero, ressaltou que a profissão é a mais importante de todas.

“Eu tenho orgulho de ser professor. O papel dos professores e das professoras na sociedade é fundamental. Todas as profissões dependem deles. Quando crianças, passamos na mão de um professor no ensino básico e no ensino fundamental, em um ciclo que vai até os professores de pós-doutorado. Nós formamos um sistema que garante a evolução de uma sociedade”, ressaltou Alan Barbiero.

Para Alan Barbiero, os professores são o maior patrimônio que uma cidade ou uma nação podem ter. “A educação de qualidade depende, antes de tudo, da dedicação e do trabalho dos professores”, ressaltou.

Aprovado no primeiro concurso de docentes da UFT (Universidade Federal do Tocantins), Alan Barbiero foi o primeiro reitor da instituição, comandando a universidade por mais de oito anos partir de 2003. Nas suas gestões, foram abertos os cursos de licenciatura de Matemática, Letras, Filosofia, Biologia, Física, Libras, Artes, Química e Educação Física.

Publicidade

Experiência e planos

Para ele, essa experiência na universidade tem tudo para auxiliar na educação de Palmas. “Eu costumo dizer que tenho a experiência de sala de aula, mas também a de gestão. Do zero, conseguimos implantar a maior instituição de educação do Tocantins”, lembrou o candidato.

Para avançar na educação de Palmas, Alan Barbiero conta com um time de especialistas na área com experiência em gestão e também em sala de aula. Os projetos para educação foram construídos em conjuntos com o professor-doutor George França, com Ricardo Marcílio (doutorando e pesquisador de Geografia), Josiandra Cley Variani, professora da Sala de Recursos do Município, com trabalho com Educação Especial, Weslane Cirqueira do Nascimento e Élvio Quirino. “Duvido que alguém tenha um time mais qualificado que nós para tratar de educação. São professores que conhecem a teoria e a prática. Profissionais com vivência no município e na universidade”, ressaltou Alan Barbiero.

Entre as propostas para melhorar a área, está o investimento pesado no plano de carreira dos professores, com pagamento de todas as progressões e incentivos para o aperfeiçoamento. “Nós temos que ajudar a todos que queiram virar mestres ou doutores”, explicou Alan Barbiero.

O candidato elogiou os profissionais da rede municipal, destacando que eles são os maiores responsáveis pelas excelentes notas do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Palmas). “Para melhorar ainda mais, vamos investir em infraestrutura. Não só nos prédios, pois a maioria é bem equipada, mas também em conectividade e tecnologia. A educação evoluiu. A evolução se faz também com equipamentos e nós vamos dotar a rede municipal de todos os equipamentos necessários”, afirmou.

Parfor

Por fim, Alan Barbiero lembrou do desenvolvimento do Parfor (Programa Nacional de Formação de Professores), que levou curso de formação para professores de todos os municípios do Estado, através de aulas semipresenciais. “Aquilo foi um grande desafio, pois formamos centenas de professores, em todo o Tocantins, em um momento no qual a conexão de internet não é nem perto do que é hoje”, frisou.

Odontóloga e doutora em Ciências da Saúde, a candidata a vice-prefeita de Alan Barbiero, Micheline Cavalcante, também é professora universitária.

Sair da versão mobile