Ícone do site Gazeta do Cerrado

Dia Nacional de Doação de Órgãos: doadores e parceiros são homenageados

Cirurgia para retirada de órgão doado - Nielcem Fernandes - Governo do Tocantins

“O gesto da doação propicia o resgate da saúde física e psicológica de várias pessoas, sejam elas pacientes ou familiares, trazendo de volta a esperança de viver. Doar órgãos é um ato de amor, solidariedade e respeito à vida. Nenhum transplante seria possível sem um doador”. Assim a gerente da Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos e Tecidos do Tocantins (CETTO), Suziane Aguiar Crateús Vilela justifica a realização do evento que acontecerá hoje, dia 27, às 17h, no auditório do Anexo I da SES/TO, em homenagem aos doares de órgãos e aos parceiros que colaboram com o processo no Tocantins.

“Cabe a nós Secretaria, homenagear todas as pessoas envolvidas neste processo que começa com a sensibilidade da família do doador e chega aos parceiros que nos dão o suporte necessário pra a realização de todas as etapas”, afirmou o titular da SES, Renato Jaime.

Além de familiares de doadores, serão homenageados representantes da Polícia Militar (PM); da Secretaria de Segurança Pública (SSP); da Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana de Palmas; do Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER); da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero); do Corpo de Bombeiros; da Hemorrede Tocantins e do Hospital Geral de Palmas (HGP).

Patrícia e seu filho Rafael Marques em ação de conscientização e mobilização para a doação de órgãos – Foto Aldenes Lima – Governo do Tocantins

Homenagem

Na ocasião será apresentada uma música composta por Rafael de Moraes Marques, filho da assistente social e servidora da SES/TO, Patrícia Marques que doou os órgãos de seu esposo há 28 anos, e hoje trabalha na Central Estadual de Transplantes de Orgãos e Tecidos (CETTO) e vivencia o trabalho de captação de órgãos no Estado. “É muito gratificante pra mim, hoje me coloco no lugar das famílias, mais do que ninguém eu sei que é um momento difícil e de muita dor”.

 

 

Fonte:Secretaria da Saúde –  Aldenes Lima /Governo do Tocantins

Sair da versão mobile