Ícone do site Gazeta do Cerrado

“Difícil precisar o pico ou achatamento da curva”, diz secretário Edgar Tollini após TO passar dos mil casos de Covid

Edgar Tollini - Secretário de Estado da Saúde - Foto - André Araújo

Maju Cotrim

O Tocantins passa dos mil casos confirmados de Covid-19 e a Gazeta do Cerrado conversou com o secretário estadual de saúde, Edgar Tolloni sobre quais as prioridades no momento.

Atualmente, o Tocantins apresenta 1.029 casos no total, destes, 174 pacientes estão recuperados, 832 pacientes estão ainda em isolamento domiciliar ou hospitalar e 24 pacientes foram a óbito.

“Vale ressaltar primeiramente que testamos grande quantidade de pessoas, por isto os números de casos aumentaram significativamente, com resultados rápidos e/ou em 24hrs (qdo PCR-RT no LACEN)”, citou.

Ele falou das ações atuais: “Manter o trabalho em busca de mais ações de enfrentamento. Abertura de novos leitos clínicos e UTI, sejam eles em unidades públicos e/ou contratualizadas com privado. Hoje temos 5.3% de internações nas unidades públicas e privadas. Estamos usando protocolos de tratamento seguindo recomendações de OMS/MS”, disse.

A Gazeta perguntou ainda se o Estado já está no pico ou se os casos devem aumentar ainda. “Difícil em qualquer lugar do Brasil precisar o pico da curva e/ou achatamento dela.
Dependemos 100% muito dos isolamentos sociais seletivos, principalmente dos grupos de risco (idosos e comorbidades). Infelizmente dos casos graves que foram a óbitos são de pacientes idosos e portadores de comorbidades associadas, tais como diabetes e hipertensão”, disse.

#SòNaGazeta
#Coronavírus
#Tocantins

Sair da versão mobile