Ícone do site Gazeta do Cerrado

Disputa em Porto: Ronivon e Toinho travam embate em promessas sobre construção de hospital em Luzimangues

 

O deputado federal Antonio Andrade (Republicanos), destinará emenda parlamentar no valor de R$ 10 milhões para a saúde portuense. A verba será aplicada na construção de hospital a ser instalado no distrito de Luzimangues. Neste mesmo dia, o prefeito de Porto Nacional e candidato à reeleição, Ronivon Maciel (União Brasil) divulgou vídeo se comprometendo em viabilizar um hospital em Luzimangues.
O que promete Toinho
O projeto é que o hospital possa realizar cirurgias eletivas ambulatoriais de pequena e média complexidade, ofertar serviços diagnósticos, contando com estrutura de centro cirúrgico e leitos para permanência dos pacientes, o que será fundamental para diminuir o gargalo do Sistema Único de Saúde (SUS) em toda a região.
Reforçando seu compromisso com a comunidade de Luzimangues, o parlamentar pontuou: “Temos um compromisso com a melhoria do sistema de saúde. É de suma importância proporcionar condições adequadas para garantir um atendimento eficiente para a população. Essa ação visa melhorar significativamente a qualidade de vida das pessoas que residem em Luzimangues, promovendo o desenvolvimento de forma igualitária e integral nas mais diversas área da cidade. Entendemos a importância da construção de um hospital nesta região para oferecer um atendimento mais digno, ágil e humanizado à população que tanto necessita e clama por isso”, ressaltou o deputado.
O que promete Ronivon

Com crescimento constante e população estimada superior a dezenas de milhares de habitantes, o distrito tem uma expansão constante, o que justifica investimentos cada vez maiores nos serviços básicos de saúde.

“Luzimangues continua sendo um dos lugares que mais cresce no Tocantins e no Brasil. Isso nos enche de orgulho. E aumenta a nossa responsabilidade. Mais gente chegando, o que é mais demanda por serviços públicos. Colocamos aqui uma unidade de saúde atendendo 24 horas, outras unidades básicas de saúde, mas logo isso não vai ser suficiente. Por isso, Luzimangues vai precisar do seu próprio hospital de pequeno porte”, frisou o prefeito.

Para fazer o hospital, o prefeito cita duas alternativas. A primeira é a instalação de um hospital universitário em parceria com o Unitop, que planeja instalar um curso de Medicina na região. “Esse hospital conveniado com o SUS (Sistema Único de Saúde) e a prefeitura atenderia o nosso povo”, explicou.

A outra opção é um hospital municipal construído com recursos federais de emendas parlamentares. “De uma forma ou de outra, nós teremos esse hospital. Luzimangues cresce sem parar e merece”, finalizou o gestor.

Parceria com Unitop

Já no próximo mês, o Unitop vai lançar a pedra fundamental da sua sede em Luzimangues. Conforme o reitor da instituição, Muniz Araújo, a ideia é que as obras sejam feitas de forma acelerada, já podendo iniciar aulas de alguns cursos em janeiro de 2025.

Após essa etapa, os planos do Unitop são de instalar um curso de Medicina. Porém, para isso, é necessário ter um hospital universitário, o que abrangeria essa parceria com a Prefeitura de Porto Nacional.

“Já temos cinco cursos na área da saúde e queremos expandir essas atividades”, ressalta. A própria ida do Unitop para Luzimangues foi feita em parceria com o município de Porto Nacional, que doou uma área próxima ao Loteamento Laguna de cerca 8 mil metros quadrados para a instituição.

Sair da versão mobile