Ícone do site Gazeta do Cerrado

Disputa na Assembleia: cinco vagas estão “abertas” e maioria busca segundo mandato

Maria José Cotrim

Dos atuais 24 deputados estaduais do Tocantins, dois vão disputar a Câmara Federal: Osíres Damaso e Eli Borges alem disso Paulo Mourão concorre ao Senado e os parlamentares José Bonifácio e Júnior Evangelista não vão disputar.

Analisando o perfil dos 19 atuais deputados que estão na disputa este ano por mais um mandato é possível avaliar que 12 tem formação em curso superior. Apenas Amélio Cayres tem ensino fundamental e Rocha Miranda “apenas lê e escreve”.

Alguns se identificam como agropecuaristas ou empresários e 10 deles vão disputar o segundo mandato. O que tem mais tempo de Casa é Eduardo do Dertins que está na busca do quinto mandato.

São quatro mulheres atualmente na Casa de Leis. Na disputa ao Governo pelo menos 13 deputados apoiam o candidato Mauro Carlesse para o governo porém alguns estão em outras coligações.

Publicidade

Conheça mais sobre a formação e o perfil dos que vão buscar reeleição:

A deputada do PT, Amália Santana busca o terceiro mandato e é técnica em enfermagem além de ser servidora pública estadual. Na eleição de 2006, ficou como primeira-suplente de deputada. Em 2010, foi eleita deputada estadual sendo reeleita em 2014. Ela tem o curso superior completo.

 

(Foto: Divulgação)

Amélio Cayres de Almeida (SD) é um dos maiores representantes da região do Bico do papagaio e caminha para o quarto mandato. Foi eleito deputado estadual em 2006, reeleito em 2010, chegando ao terceiro mandato em 2014. Já foi também prefeito do município de Esperantina.Tem o ensino médio completo.

Cleiton Cardoso do PSL em 2014 se elegeu deputado estadual, entre os mais bem votados da Capital do Estado e busca reeleição. A Assembleia não informa no perfil do deputado qual a escolaridade dele e apenas menciona que ele foi gerente por 14 anos de uma grande rede de oficina de motocicletas mas o parlamentar tem o ensino médio completo.

Eduardo Siqueira Campos é formado em Pedagogia. Após ter sido eleito deputado federal e primeiro prefeito de Palmas, voltou à política em 2014 quando recebeu a maior votação até hoje, para deputado estadual.Disputa a Assembleia pela segunda vez.

 

Foto Divulgação/Assessoria

Eduardo do Dertins

O deputado do PPS está na disputa pelo quinto mandato e é formado em Engenharia Civil.

Elenil da Penha

O deputado do MDB Elenil da Penha é da região norte do Estado, já foi vereador por quatro legislaturas em Araguaína e busca o segundo mandato. Ele tem curso superior completo.

Jorge Frederico

O deputado é formado em Ciências Contábeis , foi cartorário e radialista esportivo. Em 2004, se elegeu vereador em Araguaína sendo reeleito em 2008 como o mais votado naquela cidade. Em 2010, disputou o cargo de deputado estadual. Como primeiro suplente assumiu o cargo em 2012 e o mandato definitivo em maio de 2014. Nesse mesmo ano, se elegeu deputado estadual.

Luana Ribeiro

Atualmente presidente da Casa de Leis, a deputada Luana Ribeiro é formada em Turismo e busca o quarto mandato. Em julho de 2018, foi a primeira mulher a assumir a presidência da Assembleia Legislativa em 30 anos do Tocantins.

Divulgação

Nilton Franco

O deputado do MDB busca o segundo mandato. Ele é auditor fiscal e já foi prefeito da cidade de Pium com destaque nacional.À época, seu nome figurou na lista dos 100 melhores gestores do Brasil, deixando obras importantes no município como o Hospital Municipal, o Centro de Convivência dos Idosos e Faculdade. Nilton Franco foi presidente do Consórcio Mesaoeste, composto pelos municípios do Vale do Araguaia. É o segundo secretário na Mesa Diretora da Assembleia, e presidente da Comissão de Constituição e Justiça.

Olintho Neto

O parlamentar busca o segundo mandato de deputado estadual. Produtor Agropecuário, empresário e formado em Administração pelo ITPAC – Araguaína, com especialização pela Escola Superior de Guerra, teve sua carreira política iniciada aos 21 anos de idade quando disputou a primeira eleição como candidato a vereador de Araguaína.

Ricardo Ayres

É advogado com pós-graduação em Ciências Políticas pela Universidade Federal do Tocantins.Disputou sua primeira eleição para deputado estadual em 2010. Assumiu a suplência de deputado nesta Legislatura. Em 2014, conquistou uma vaga de parlamentar titular pelo PSB.

Rocha Miranda

Nas eleições 2014, elegeu-se deputado estadual  representando o Bico do Papagaio, região Norte do Tocantins e busca o segundo mandato. O nível de escolaridade dele: apenas lê e escreve.

Solange Duailibe

Está no quarto mandato. Possui formação em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Iniciou a sua carreira política em 2002 como deputada estadual, sendo a mais bem votada da Capital.

Stalin Bucar

é advogado e agropecuarista. Foi prefeito de Miranorte por três mandatos. No pleito de 2006, conquistou uma vaga no Parlamento Estadual, sendo reeleito em 2010. Ele assumiu, em julho de 2018, a vaga deixada pelo deputado Wanderlei Barbosa (PHS), eleito vice-governador nas eleições suplementares.

Toinho Andrade

Foi vereador em Porto Nacional por três mandatos e presidente da Câmara.Em 2002, foi candidato a deputado estadual, tornando-se primeiro-suplente.  Em 2009, assume o mandato definitivo como parlamentar na Assembleia Legislativa e, na eleição de 2010, assumiu a vaga de deputado sendo reeleito em 2014. Ele tem o ensino médio completo.

Valdemar Júnior

Formou-se em Direito em Rio Verde (GO) e atuou como repórter e apresentador nas principais emissoras de televisão do Estado de Goiás e do Tocantins. Em 2008, elegeu-se vereador com a maior votação da história de Palmas. Disputa o segundo mandato.

Valderez Castelo Branco

É funcionária pública aposentada da Receita Federal. Foi eleita prefeita de Araguaína por dois mandatos consecutivos, entre 2001 e 2008, condição que a consagrou como a primeira mulher a administrar o município. Disputa o segundo mandato. Tem o ensino médio completo.

Vilmar Oliveira

Vilmar Alves de Oliveira (SD), conhecido como Vilmar do Detran foi eleito deputado estadual pela primeira vez em 2010 e reeleito em 2014, com expressiva votação. Tem o ensino médio completo. Preside o SD no Tocantins.

José Roberto Forzani

Engenheiro florestal. Em 2010, foi eleito deputado estadual pelo PT, sendo reeleito em 2014. Preside o PT no Estado e está no páreo pelo terceiro mandato.

Sair da versão mobile