A Prefeitura de Porto Nacional, por meio da Secretaria da Saúde, realizou a Caravana da Saúde no Assentamento Cabeceira Redonda, região do Distrito de Luzimangues. O projeto leva equipe multiprofissional para a zona rural tendo em vista o atendimento ao homem e mulher do campo.
Dentre os procedimentos oferecidos: atendimentos médico, de enfermagem, odontológico, fisioterapêutico, psicológico, atendimentos de assistente social e nutricionista; teste rápido de HIV, Sífilis, Hepatites, teste de glicemia, aferição de pressão arterial, coleta citológica (PCCU), imunização (todas as vacinas), distribuição de medicamentos, antropometria/IMC, acompanhamento das condicionalidades do Programa Bolsa Família, saúde bucal, dinâmicas com crianças e palestras.
Atendimentos em saúde na zona rural
O Prefeito Joaquim Maia incentiva e a gestão investe na proposta de atender com qualidade as pessoas que se encontram distantes da zona urbana, afirmou a Secretária da Saúde, Anna Crystina. “Trazemos toda a estrutura de serviço da saúde que a gente tem na cidade para a zona rural, entendendo essa proposta como melhoria de acesso para a população”, destacou Anna.
O morador do Assentamento Cabeceira Redonda Manoel da Silva foi à Caravana buscar consulta médica. “É muito importante. Nós precisamos muito disso. Saúde em primeiro lugar”, disse.
Maria da Conceição, moradora do assentamento, agradeceu à Prefeitura, porque muitas pessoas que precisavam foram atendidas. “Pela primeira vez estamos recebendo esse privilégio”, informou.