Ícone do site Gazeta do Cerrado

Dividir as atividades domésticas pode apimentar a relação dos casais, aponta pesquisa

Despejar todas as atividades da casa apenas para um integrante da família não é o ideal. É claro que a divisão das tarefas varia entre os hábitos e acordos de cada residência, mas um estudo divulgado pelo Conselho das Famílias Contemporâneas, dos Estados Unidos, alerta que compartilhar os afazeres domésticos favorece uma relação entre casais. 

A pesquisa se dedicou a observar como essa divisão afeta a qualidade dos relacionamentos e descobriu que, geralmente, alguns deveres podem ser mais importantes para homens, enquanto outros caem melhor para mulheres. 

Não estamos rotulando as tarefas por aqui, mas a pesquisa afirma que, para eles, o afazer mais importante é ir ao mercado. Os homens que dividiam esse dever com o parceiro ou parceira relataram melhor satisfação sexual e no relacionamento, em relação àqueles que se encarregavam completamente das compras ou não participavam delas. Já para elas, a atividade que mais pede compartilhamento é lavar louças.

Na pesquisa, as mulheres que sempre se encarregavam de higienizar pratos, talheres e panelas enfrentavam maior discórdia na relação e menor satisfação sexual, em comparação às que dividiam. O estudo foi liderado pelo sociólogo e pesquisador da Universidade de Utah, Daniel Carlson. “Compartilhar a responsabilidade pela lavagem da louça era a maior fonte de satisfação das mulheres em todas as tarefas domésticas, e a falta de compartilhamento desse afazer era a maior fonte de descontentamento”, declara ao site The Atlantic.

fonte: Revista Casa e Jardim

Publicidade
Sair da versão mobile