Ícone do site Gazeta do Cerrado

Divisas preocupam comitê contra coronavírus; “Estado está preparado”, diz secretário

Maju Cotrim

O governo do Tocantins formou o comitê de crise para acompanhar as ações de prevenção ao coronavírus na tarde desta quinta-feira, 12. O Tocantins não tem nenhum caso suspeito nem confirmado. Os principais órgãos e conselhos compõem o gabinete.

O país está em estado de pandemia. No Brasil já são 60 casos confirmados. 

O secretário de Saúde, Edgar Tolini reforçou que o Tocantins foi o 5º a apresentar o plano de contingência. “Fizemos isso com envolvimento de toda equipe”, disse.

Ele falou da preocupação com as seis fronteiras do Tocantins. Ele estimou que o país deve ter cerca de 2 mil casos nos próximos 14 dias. “O governo federal agiu rápido. É uma situação que nos preocupa”, disse.

Publicidade

Edgar afirmou que a taxa de mortalidade é baixa mas a transmissão é rápida . O secretário informou que há um plantão 24 horas para que todos os casos ou suspeitas sejam informados. O contato é: 992414832.

“Não é momento de alarde nem de fakenews”, disse. “Não vamos conseguir conter mas o Estado está preparado”, garantiu. 

Demais órgãos

A Polícia Rodoviária Federal também se manifestou sobre o assunto. São 6.500 veículos transitando todos os dias. “Temos feito ações porque temos procedimento de fazer testes de estilometros e isso pode ser uma forma de contaminação”, pontuou. Segundo ele, os policiais estão orientados a monitorar sintomas.

O governador Mauro Carlesse falou também dos casos dos ônibus que transitam diariamente pelas rodovias do Tocantins. 

A Defensoria Publica, Ministério Público, Tribunal de Justiça e forças da segurança se manifestaram na reunião reforçando a disposição para estarem juntos no comitê. Eles falam em evitar a histeria coletiva. 

Foi sugerida uma rede entre os órgãos para multiplicar as informações sobre prevenção ao coronavírus. A OAB também íntegra o comitê.

“Sao 150 mil alunos nas salas de aula e o apoio e diretrizes estabelecidas são de extrema importância para prevenir e controlar”, disse o representante da Secretaria da Educação. 

Todas as informações ou dúvidas podem ser esclarecidas pelo número: 08006427300.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sair da versão mobile