Ícone do site Gazeta do Cerrado

Doc premiado chega aos cinemas dia 9 e mostra destruição do Cerrado brasileiro

No dia 9 de agosto chega aos cinemas o documentário “Ser Tão Velho Cerrado” (Melhor Filme na Mostra Ecofalante 2018) com participações especiais do ator Juliano Cazarré,  do “Embaixador do Cerrado”, o ator Reynaldo Gianecchini, da  atriz Valéria Pontes, do mestre espiritual Prem Baba, de biólogos, prefeitos, ambientalistas e remanescentes de quilombolas. De modo didático o documentário explica que o desmatamento deste bioma, um dos mais antigos do mundo com cerca de 40 milhões de anos, ocorre de forma “legal”, já que o Novo Código Florestal Brasileiro e algumas leis estaduais deixaram o Cerrado desprotegido.

O diretor é o André D’Elia, totalmente envolvido com a temática ambiental. É dele os filmes “A Lei da Água” ”Belo Monte, Anúncio de uma Guerra”.

Neste filme D’Elia mostra as grandes áreas do Cerrado que estão se transformando em pastagens e plantações de soja e o impacto desta destruição na qualidade do ar, fertilidade do solo, qualidade e quantidade de água disponível para abastecimento público.

“Ser Tão Velho Cerrado” é uma produção da Cinedelia com apoio cultural da O2 Filmes. A distribuição nos cinemas é da O2 Play.

Veja o trailer:

Publicidade

https://www.youtube.com/watch?v=RQR5gfgzytk

 

Link para fotos e pôster https://drive.google.com/drive/folders/1iEDhnaYcBdioh1tmp9bExYxMSu6LBH9r?ogsrc=32

Crédito das fotos: André D’Elia

 

Sinopse

40 milhões de anos em um filme. Este documentário é uma grande campanha em defesa do Cerrado que sofre com desmatamentos recordes levando um ecossistema inteiro à extinção. Preocupados, alguns moradores da Chapada dos Veadeiros decidem se unir para defender a natureza. A elaboração de um plano de manejo os desafia a conciliar interesses aparentemente incompatíveis, abrindo um diálogo necessário entre a comunidade científica, agricultores familiares, grandes proprietários de terra e defensores do meio ambiente.

 

 

FICHA TÉCNICA

Ser Tão Velho Cerrado  – 09/08/2018

Produtora: Cinedelia

Ano: 2018

Classificação: Livre

Diretor: André D’Elia

Roteiro: André D’Elia e Júlia Saleh

Produção: André D’Elia e Henrique Grise

Produtor Executivo: André D’Elia

Montagem: Júlia Saleh

Diretor de Fotografia: Leonardo Pepino

Diretor de Arte: Vital Pasquale

Duração: 01:36:02

Distribuição: O2 Play

Sair da versão mobile