Ícone do site Gazeta do Cerrado

Documentário sobre Rio Araguaia mostra vulnerabilidade ambiental e potencial turístico

O Documentário “Araguaia Para Sempre” do Cineasta Hélio Brito será lançado no Cine Cultura na sexta-feira, 14. Com 54 minutos de duração, para TV e Web, tem como tema o rio Araguaia. Discorre sobre seu imenso potencial turístico e também sobre sua vulnerabilidade ambiental, que desautoriza intervenções drásticas no seu leito. Em contraposição ao turismo, vocação natural do rio, o documentário aborda as 03 principais ameaças ao ecossistema do Araguaia: a futura hidrovia, as hidrelétricas previstas e o avanço das monoculturas de soja e cana-de-açucar na alta bacia do rio.

O documentário é composto de vários depoimentos: de ribeirinhos, de amantes do rio, de prefeitos da região, de um cacique Karajá e de um especialista em dinâmicas de rio, o geólogo Maximiliano Bayer, professor da Universidade Federal de Goiás. Destaca-se o depoimento do saudoso Eudoro Pedroza, gravado algumas semanas antes do seu falecimento.

· Para além do encantamento imagético, proporcionado pelas cenas deslumbrantes (flora, fauna, praias, etc), o documentário tem a pretensão de ser um instrumento contra o desmantelamento do rio Araguaia, em qualquer tempo, sempre que voltar à tona projetos propondo intervenções radicais no seu leito.

O Diretor relata mais sobre o documentário: “Inicialmente, o objeto principal do documentário era a questão da construção de hidrelétricas ao longo do Araguaia, notadamente a UHE de Santa Izabel, aprovada há mais de uma década, mas embargada pela Justiça. Mas logo descobrimos que as hidrelétricas não são o único fator a colocar em risco a integridade física do rio Araguaia. Tão devastadoras quanto as UHEs, são a futura Hidrovia Araguaia-Tocantins e a Expansão da Monocultura de soja e de cana-de-açucar na alta bacia do rio, na fronteira entre Goiás e Mato Grosso, que avança de forma assustadora, o que levou à denúncias feitas por estudiosos de que o Araguaia pode secar completamente dentro de 40 anos, repetindo aqui a famosa tragédia ambiental do Mar de Aral, na antiga URSS, nos anos 80”, conta.

SOBRE O DIRETOR HÉLIO BRITO

Cineasta Documentarista e Produtor Audiovisual. Gurupiense nascido em Porto Nacional-TO e radicado em Palmas-TO. Foi presidente do tradicional Cineclube Antônio das Mortes de Goiânia e vice-presidente da ABD-GO (anos 80); sócio-fundador da primeira Produtora de Video do Tocantins, a “bemTVideo”, em 1990. Atualmente proprietário da “HB Videofilmes” produtora de vídeo que atua nos estados do Tocantins, Goiás, Maranhão e Pará.

Filmografia:

1. Conceição My Love (curta,1983).

2. Cinzas da Quarta-feira (curta,1984)

3. Gurupi Or Not Gurupi (curta, 1986)

4. Salve-se Quem Puder (curta,1988)

5. Cadê Profiro? (Média, 2003). Exibido em rede nacional de TV.

6. Tocantins Rio Afogado (Média, 2004, co-dirigido por João Luiz Neiva). Exibido em rede nacional de TV.

7. Corpos Perdidos Na Estrada (longa-metragem experimental, 2009).

8. Ligeiramente Grávidas, Uma Transa Brasiliana (Média, 2010). Exibido em rede nacional de TV.

9. Padre João da Boa Vista (média, 2013).
OBS: todas as obras acima estão disponíveis no Youtube.

ARAGUAIA PARA SEMPRE

· Título: “Araguaia Para Sempre”

· Duração: 54 minutos

· Ano de Produção: 2015 (iniciado em 2014).

· Locações: Araguacema-TO. Conceição do Araguaia-PA. Aruanã-GO. Pau D´arco-TO. Cidade de Goiás-GO. Couto Magalhães-TO. Juarina-TO. Bernardo Sayão-TO. Arapoema-TO.

· Produtora: HB Videofilmes

· Diretor: Hélio Brito

· Contatos para mais informações: 98457-2013 ou 98497-9686 (whatsApp).

· Projeto contemplado pelo Edital “Amazônia Cultural” do Ministério da Cultura.

Link trailer “Araguaia Para Sempre” no youtube: https://youtu.be/GfrA8WoFdaA

Sair da versão mobile