Ícone do site Gazeta do Cerrado

Dois dias após início de “censo” sobre coronavírus, governo faz alteração no IBGE do Tocantins

Maju Cotrim

O IBGE tem novo comando no Tocantins. O ato foi publicado no Diario Oficial da União.

Quem estava no cargo era Aparecida de Almeida Valadares e agora foi substituída por Paulo Ricardo da Silva. A Gazeta apurou que a troca seria por motivação técnica.

Pesquisa em andamento

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) começou nesta segunda-feira (4) uma pesquisa sobre o novo coronavírus. O objetivo é monitorar qual a parcela da população que apresentou sintomas e quantos procuraram atendimento hospitalar. Além disso, o estudo também vai monitorar mudanças no cenário econômico. As entrevistas acontecem por telefone.

No Tocantins, os pesquisadores devem ligar para 2.980 domicílios em 80 cidades. Para confirmar que quem está telefonando é realmente funcionário do IBGE, o morador pode ligar gratuitamente para 0800-721-8181, digitar a opção 1 e confirmar a identidade do entrevistador. O atendimento do 0800 é de segunda a sexta, das 8h às 18h, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 14h.

Publicidade

Outra forma é acessando o site Respondendo ao IBGE e informar matrícula, RG ou CPF do entrevistador. No Tocantins, essa confirmação também pode ser feita pelo e-mail atendimento.to@ibge.gov.br.

A entrevista deve durar cerca de 10 minutos. Além das perguntas sobre sintomas da doença, também serão questionados os tipos de atendimento e tratamentos que cada um recebeu, além de rendimentos da família, todos os dados serão tratados como confidenciais. A pesquisa será feita mensalmente.

Os dados da primeira pesquisa devem ser divulgados ainda em maio. Em todo Brasil farão parte da pesquisa 193,6 mil domicílios, distribuídos em 3.364 municípios de todas as unidades da federação.

Segundo o IBGE, a troca foi do chefe-substituto. Era a Maria Aparecida Valadares e agora passa a ser Paulo Ricardo. Os dois são servidores concursados da Casa e ela que também é gerente de Orçamento e Finanças já tinha resolvido deixar o cargo há dias.

Sair da versão mobile