Ícone do site Gazeta do Cerrado

Dona de Casa: Dicas para avaliar o consumo de energia de um eletrodoméstico

Ao receber uma conta de luz exorbitante, é possível que você já tenha culpado um ou dois eletrodomésticos. Por esse motivo, escolher um modelo que seja econômico no consumo de energia deve ser um fator indispensável na hora da compra. Conversamos com representantes da Samsung e da Philips e trouxemos 6 dicas para não errar neste momento decisivo.

1. O primeiro passo é observar a classificação do INMETRO e do selo Procel (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica), e, sempre que possível, escolher o mais próximo do A. “A escala de A a E indica, dentre os aparelhos disponíveis no mercado, quais apresentam os melhores índices de consumo e eficiência energética em cada categoria”, explica Jefferson Porto, diretor da divisão de Digital Appliances da Samsung Brasil.

2. É importante lembrar que o consumo de energia está diretamente ligado à potência do aparelho. Antes de escolher o produto mais potente das prateleiras, considere que isso pode acabar pesando na conta de luz. “Tem liquidificador no mercado capaz de bater um caroço de abacate, mas quem precisa disso? Se uma linha de produtos com potência menor atende sua necessidade, perfeito”, ressalta André Bona, consultor financeiro e parceiro da Philips Walita.

3. Fique tranquilo! Você não precisa ser um especialista em potência e elétrica para fazer a melhor escolha. O ideal é que, antes de ir à loja, você faça uma pesquisa para entender os parâmetros daquela categoria de eletrodoméstico, estabelecer o que realmente é necessário no uso que você fará dele e ter uma referência de valores.

4. Procure por eletrodomésticos com algum ganho em tempo de processo, pois quanto menor o tempo de uso, maior será a economia de energia. “Investindo um pouco mais na hora de compra de um ferro de passar, por exemplo, você reduz o tempo dessa tarefa de 30 para 15 minutos. Isso representa uma grande economia de energia, que compensa no bolso depois”, afirma André.

5. Esteja atento às especificidades de cada produto. “No caso de refrigeradores, por exemplo, os dispensadores externos para gelo e água são recursos a serem avaliados na hora da compra que podem ajudar na economia de energia, já que, por estarem na parte externa, diminuem a necessidade de abrir e fechar o refrigerador muitas vezes ao dia”, explica Jefferson.

6. Lembre-se que para uma escolha realmente sustentável, é preciso considerar a energia envolvida na fabricação de um produto e na sua reciclagem após o descarte. “Por isso, procure por um equipamento com uma vida útil maior e com uma assistência longa por parte do fabricante”, reforça André.

fonte: Casa & Jardim

Acompanhe as redes da Gazeta do Cerrado24 horas por dia:
Instagram: https://www.instagram.com/gazetadocerrado/
Twitter: (@Gazetadocerrado): https://twitter.com/Gazetadocerrado?s=09
Facebook: https://www.facebook.com/gazetadocerrado.com.br  
YouTube vídeo reportagens e transmissões 🔴 AO VIVO🔴: https://www.youtube.com/c/GazetadoCerrado-TVG
Grupo do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/DdY063ahwDvH7s5ufstyPE
Aproveite e siga agora mesmo cada uma de nossas redes, pois cada uma delas possui características próprias e são complementares. Estamos sempre a disposição.
Para denúncias ou coberturas: (63) 983-631-319
Anunciar na Gazeta ou em suas redes sociais (63) 981-159-796

Gazetadocerrado.com.br – Para mentes pensantes

Sair da versão mobile