Uma mulher de 63 anos foi presa e autuada em flagrante nesta quinta-feira (26) por furtar água para uma churrascaria na 210 Sul. De acordo com a Polícia Civil, a fraude foi descoberta por funcionários da Odebrecht/ Saneatins durante uma fiscalização de rotina.
Após constatar o desvio na rede de distribuição, a polícia fez a prisão em flagrante. Para descobrir a irregularidade foi utilizado o equipamento chamado geofone, que faz detecção de ruídos do movimento de água para localizar o ponto em que é feito o desvio ilegal.
Conforme a polícia, o fornecimento de água do restaurante estava suspenso por falta de pagamento. A suspeita foi levada para a Delegacia Estadual de Repressão a Furtos de Água e Energia (Derfae).
Ela pagou a fiança estipulada pela polícia e vai responder ao crime em liberdade.
Fraudes
Segundo a empresa, em 2016 foram desviados 2 bilhões de litros de água somente em Palmas, o suficiente para abastecer 11,5 mil por um dia. Um prejuízo de R$ 12,4 milhões.
Araguaína, Porto Nacional, Gurupi e Paraíso completam a lista das cinco cidades do Tocantinscom mais furtos de água. Só em 2016 foram 4.923 fraudes descobertas pela companhia de saneamento.