Ícone do site Gazeta do Cerrado

Dona Regina passa a contar com serviço de odontologia para gestantes de alto risco, puérperas e recém-nascidos

Foto – André Araújo/Governo do Tocantins

Com atendimentos multiprofissionais o Hospital e Maternidade Dona Regina Siqueira Campos (HMDR) reforça o compromisso com a qualidade dos serviços prestados à população. Na quinta-feira, 25, às 8h30, será entregue o consultório odontológico hospitalar voltado para o atendimento das gestantes de alto risco, puérperas e recém-nascidos (RN)  internados no na unidade. As equipes de cirurgiões dentistas irão contar com um espaço organizado e equipamentos para a necessidade do serviço, aprimorando um trabalho que já era ofertado no hospital.

A coordenadora do setor de odontologia do HMDR, Letícia Priori, esclarece que os atendimentos irão ocorrer intra-hospitalar. “O Hospital Dona Regina se torna a primeira maternidade pública a ter o serviço da odontologia hospitalar no Estado do Tocantins. A entrega do consultório aprimorará os atendimentos dos profissionais odontólogos que antes faziam o trabalho no leito do paciente, agora teremos um espaço e equipamentos adequados para os tratamentos”, disse.

A coordenadora explica ainda que “a odontologia hospitalar pretende reduzir casos de infecções hospitalares. Em muitas situações um foco de infecção inicia na boca comprometendo o período gestacional, provocando contrações e um parto prematuro. A boca é a porta de entrada do organismo e merece cuidados”, reforçou.

Para o secretário de Estado da Saúde, Afonso Piva, “esta é mais uma ação focada no bem estar das mulheres tocantinenses, que utilizam o Sistema Único de Saúde. Sabemos que muitas delas não têm condições de acompanhamento odontológico de rotina e, por isso, nos preocupamos em garantir que tenham este atendimento enquanto estiver acolhida na unidade”, afirmou o gestor.

Publicidade

Recém-nascidos

Outro público a receber os cuidados são os recém-nascidos, que correspondem a quase 500, por mês. Esses pacientes passam por avaliações dos profissionais, e casos necessários realizam intervenções cirúrgicas, como nos casos de RN com língua presa que atrapalha a sucção e o início da amamentação.

Odontologia hospitalar

Odontologia hospitalar atua com ações preventivas, diagnósticas e terapêuticas de doenças orofaciais, manifestações bucais de origem sistêmicas ou de sequelas de seus respectivos tratamentos, em pacientes em ambiente hospitalar (internados), inseridas no contexto de atuação da equipe multiprofissional, visando à manutenção da saúde bucal e  diminuindo a proliferação de fungos e bactérias e consequentes infecções que representam risco para a saúde do paciente.

Fonte – Ascom SES-TO

Sair da versão mobile