Ícone do site Gazeta do Cerrado

Dona Regina representa Tocantins em lançamento sobre projeto de inovação em obstetrícia

O Hospital e Maternidade Dona Regina é um dos 95 hospitais que participam nesta quinta-feira, 17, do lançamento do Projeto Apice On – Aprimoramento e Inovação no Cuidado e Ensino em Obstetrícia e Neonatologia em Hospitais com Atividades de Ensino. O evento acontece em Brasília e é voltado para unidades com atividade de ensino, entre estes os hospitais estão os fazem parte da Rede Cegonha e que realizaram mais de 1.000 partos em 2015/SIH e os Hospitais Universitários Federais, abarcando todos os estados brasileiros.

Segundo a diretora geral do Dona Regina, Débora Petry, “o hospital se sente muito honrado em fazer parte do projeto, inclusive como única maternidade representante do Estado do Tocantins, por ter atendido aos critérios de seleção para participação”, destacou

Ainda segundo Débora, o projeto trará incentivos, capacitações, análises de resultados, pesquisas científicas, boas práticas do parto, nascimento e situações de abortamento e também de violência sexual. “Tudo isso de forma integrada, entre serviço e ensino, através das residências médicas e de enfermagem obstétrica. O que será um estímulo às práticas que nós já buscamos e estimulamos no Dona Regina, como um hospital participante da Rede Cegonha”, enfatizou.

O Apice On tem “como pressuposto a necessidade de ampliar a integração ensino-serviço, tanto na qualificação das práticas de cuidado quanto na formação profissional, com foco na mudança de modelo de atenção ao parto, nascimento e ao abortamento, a qualificação das ações voltadas à saúde sexual e saúde reprodutiva e atenção humanizada às mulheres em situação de violência sexual”, divulgou o Ministério da Saúde (MS).

O projeto será coordenado pelo MS, tendo como instituição executora a Universidade Federal de Minas Gerais e como parceiros a Instituto Fernandes Figueira/Fundação Oswaldo Cruz, o Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) e a Associação Brasileira de Hospitais Universitários e de Ensino (ABRAHUE).

Sair da versão mobile