Ícone do site Gazeta do Cerrado

Dorinha analisa fusão do DEM com PSL que pode chegar a 80 deputados: “uma sigla que nasce forte”

Maju Cotrim

O Democratas se prepara para a fusão com o PSL. Este processo de discussão é acompanhado diretamente pela presidente do Democratas no Tocantins e presidente Nacional do Mulher Democratas, Professora Dorinha.

Ela conversou com a Gazeta na manhã desta quarta-feira sobre este assunto.

A Comissão Executiva Nacional do partido DEM aprovou nesta terça-feira (21) a realização de uma convenção nacional do partido, em outubro, para confirmar a fusão da legenda com o PSL.

“Tenho participado nas últimas semanas de debates e reuniões como presidente nacional do Mulher Democratas. Eu acho que é muito bom como um fato político. Nós estamos em um contexto em que os partidos terão ao longo das legislaturas sem organizarem em termos de partidos. Aprovamos o código eleitoral”, comentou.

Ela acrescentou: “Acho que em termos de fatos políticos nasce o novo partido, que não é incorporação, é a junção de dois partidos para a consolidação de um terceiro. Acho que é uma sigla que nasce forte, que se organiza para as eleições de 2022, sinalizando, uma oposição que deve ser ocupada na grande maioria nos Estados, e com uma forte representação na Câmara e Senado. Em tese, esse partido vai abrigar mais de 70 a 80 deputados. Com a fusão pode ter alteração, e logicamente, em março esse partido pode receber a vinda de novos parlamentares. Eu acredito como um ponto positivo. Um novo estatuto nasce. Não é o do Democratas, nem do PSL. É novo, que está sendo construído garantindo a democracia”, avaliou.

Dorinha explicou ainda em que pé está o processo. “Além, deste novo estatuto, a questão dos atos democráticos, da representatividade. E o Democratas tem hoje uma representatividade voltada para mulher, diversidade, para questão da juventude. Nossa expectativa é que este partido nasça com esta estrutura em debate com novas cartas programáticas, que tudo isso foi “startado” para o processo de construção. De igual forma, a construção do nome e do número, isso não foi definido ainda. Está sendo construindo a partir de consultas e estudos”, disse.

Sair da versão mobile