O Ministério da Educação tem novo ministro: o professor Carlos Alberto Decotelli da Silva. O nome dele foi bem recebido na área em razão do seu perfil técnico.
A Gazeta conversou com a deputada federal Professora Dorinha, relatora do novo Fundeb e uma das principais parlamentares da área da Educação no país.
“Eu o conheci como presidente do FNDE, uma pessoa muito equilibrada, preparadíssima, atencioso para ouvir e principalmente como eu estava começando o trabalho do Fundeb ele organizou logo um grupo de trabalho técnico para que o MEC pudesse se envolver”, citou.
“Ele tem uma facilidade para o diálogo”, acrescentou.
Decotelli será o primeiro ministro negro e o terceiro ministro da Educação do governo Bolsonaro.
O ministro
Oficial da reserva da Marinha, Carlos Alberto Decotelli da Silva atuou como professor da Escola de Guerra Naval, no Centro de Jogos de Guerra, e presidiu o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) entre fevereiro e agosto do ano passado. Depois, passou para a Secretaria de Modalidades Especializadas do Ministério da Educação.
Decotelli é bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), mestre pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), doutor pela Universidade de Rosário (Argentina) e pós-doutor pela Universidade de Wuppertal, na Alemanha.
Maju Cotrim