Ícone do site Gazeta do Cerrado

Dorinha reúne deputadas com ministro Sérgio Moro para tratar do combate à violência contra as mulheres

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, recebeu parte da bancada feminina da Câmara dos Deputados, liderada pela deputada federal Professora Dorinha (Democratas/TO), para tratar de ações de combate à violência contra a mulher. As deputadas já se reuniram também com a presidente de Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Rosa Weber, e com a Procuradora Geral da República (PGR), Raquel Dodge.

Sobre a reunião com o ministro Sérgio Moro, Dorinha destacou que a principal preocupação é que ações de combate à violência contra a mulher estejam entre as prioridades do Ministério. “Uma das nossas propostas é que parte dos recursos do Fundo de Segurança Pública seja destinada à implementação de ações focadas no enfrentamento a esses crimes, com atenção especial aos casos de violência doméstica e violência sexual”, afirmou.

As parlamentares debateram com o ministro o Projeto de Lei do Senado 08/2016, em tramitação na Câmara dos Deputados, que institui a Política Nacional de Informações Estatísticas de Combate à Violência Contra a Mulher. O projeto propõe, entre outros itens, a padronização dos dados em nível nacional dos crimes contra a mulher.

“Hoje cada Estado incluí dados em sistemas de gerenciamento de forma não padronizada, tornando inviável a geração de informações que integre as investigações. Itens importantes como o cadastro de DNA e a coleta de vestígios após situações de violência não estão interligados, dificultando a identificação e punição de agressores”, destacou Dorinha.

As deputadas também manifestaram a necessidade de rever alguns pontos do pacote de leis anticrime proposto pelo MJ ao Congresso Nacional, para que as medidas garantam mais proteção às mulheres. Outros temas abordados foram o tráfico internacional de pessoas, que faz das mulheres as principais vítimas, e os direitos humanos das mães encarceradas.

Bancada feminina com TSE e PGR

A Secretaria da Mulher também promoveu encontros com a presidente do TSE, Rosa Weber, realizado na semana passada e com a Procuradora Geral da República, Raquel Dodge, nesta terça-feira, 23. “Apresentamos a nova equipe da Secretaria da Mulher, nossas preocupações sobre os altos índices de violência, desigualdade na ocupação de postos de comando e mulheres em situação de vulnerabilidade social. Estamos ampliando todas as nossas frentes de trabalho na defesa dos direitos das mulheres”, afirmou Dorinha.

 

Acompanhe as redes da Gazeta do Cerrado24 horas por dia:
Instagram: https://www.instagram.com/gazetadocerrado/
Twitter: (@Gazetadocerrado): https://twitter.com/Gazetadocerrado?s=09
Facebook: https://www.facebook.com/gazetadocerrado.com.br  
YouTube vídeo reportagens e transmissões 🔴 AO VIVO🔴: https://www.youtube.com/c/GazetadoCerrado-TVG
Grupo do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/DdY063ahwDvH7s5ufstyPE
Aproveite e siga agora mesmo cada uma de nossas redes, pois cada uma delas possui características próprias e são complementares. Estamos sempre a disposição.
Para denúncias ou coberturas: (63) 983-631-319
Anunciar na Gazeta ou em suas redes sociais (63) 981-159-796

Gazetadocerrado.com.br – Para mentes pensantes

Sair da versão mobile