Ícone do site Gazeta do Cerrado

Dra Angela da FACIT assume compromisso com trabalhadores da educação

Em carta pública divulgada nesta segunda-feira, 19 de setembro, a candidata a deputada federal pelo União Brasil, Dra Angela da FACIT, assumiu o compromisso de defender os interesses dos trabalhadores da educação na Câmara Federal.

“Há 38 anos atuo como educadora e sei o quanto é essencial ter uma voz que lute pelo ensino. Se eleitas eu e a professora Dorinha, o Tocantins terá pela primeira vez na sua história duas educadoras em Brasília, uma na Câmara e a outra no Senado Federal”, comentou a candidata.

Ao se dirigir aos trabalhadores da educação, a candidata lembrou que no próximo mês será comemorado mais um Dia do Professor e revelou, “já me deparei com vários dias dos professores em que eu buscava o que comemorar. Haviam muitos direitos a serem conquistados. Precisávamos de mais respeito e valorização. Os anos passaram, e a nossa sociedade mudou. Evoluiu. Hoje, já temos motivos para comemorar. Mas ainda há muito a ser feito. E mais ainda, defendido. Foi por isso que, como profissional da educação, resolvi colocar meu nome na disputa eleitoral. Meu desejo é ser porta-voz dos profissionais da educação e também a deputada representante da educação”, explicou.

Compromissos
Explicando que irá “defender políticas públicas efetivas, que respeitem os profissionais da educação, bem como, o sistema educacional”, a candidata assumiu o seguinte compromisso:
Melhorar as condições de vida e trabalho dos profissionais da educação;
Defender a manutenção dos direitos já adquiridos;
Defender e garantir a aplicação do PIB para a educação;
Defender a aplicação da Lei da Aposentadoria Especial dos Profissionais da Educação com a criminalização no caso de descumprimento;
Defender a reforma da tributação aplicada ao salário do professor;
Defender a implantação no sistema público da Educação 4.0, com mais tecnologia e inovação;
Fomentar a discussão e análise da educação da terceira via, com reformulação da educação infantil ao ensino médio;
Defender a implantação do ensino médio 100% profissionalizante;
Reformular a educação indígena para que ela possa ser integrada ao agronegócio;
Defender a implantação do programa Dentista na Escola;
Defender a implantação do programa de Saúde Mental nas escolas;
Defender a garantia da segurança nas escolas.

Políticas públicas
Dra Angela da FACIT destacou ainda que irá defender que as políticas públicas relacionadas à educação sejam pautadas nos seguintes pilares:
Formação continuada;
Remuneração;
Carreira;
Condições de trabalho adequadas para o exercício do trabalho na educação.
No encerramento da sua carta, ela diz que irá “criar espaços de diálogos para que possam participar ativamente do meu mandato e, juntos, defendermos o melhor caminho para a educação do nosso Tocantins”, garantiu a deputada.

Publicidade

Leia a carta aqui.

Sair da versão mobile