Ícone do site Gazeta do Cerrado

Duas mulheres, Ex-prefeito, advogada, dois professores: Disputa pela prefeitura de Palmas tem quatro nomes; Compare os perfis!

Com o fim do prazo para a realização de convenções partidárias para definir os nomes candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador dos municípios, quatro nomes estão na disputa pelo Executivo Municipal em Palmas.

Conforme o calendário eleitoral, até segunda-feira (5) os partidos e federações também tinham a missão de determinar as coligações para concorrerem às eleições municipais de 2024.

O registro da candidatura deverá ser feito até o dia 15 de agosto. As eleições municipais estão marcadas para o dia 6 de outubro.

Veja quem são os candidatos anunciados para concorrer à prefeitura na capital neste ano:

Eduardo Siqueira Campos (PODEMOS)

Anunciado como pré-candidato ainda em outubro de 2023, o nome de Eduardo Siqueira Campos foi confirmado durante convenção partidária na quinta-feira (1º). O pastor Carlos Velozo (Agir) foi apresentado como candidato a vice da chapa.

O evento aconteceu na Feira Coberta do Jardim Aureny III, região sul de Palmas e o partido anunciou aliança com o Agir e o Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB).

Perfil

Eduardo Siqueira Campos tem 65 anos. É filho do ex-governador José Wilson Siqueira Campos, que morreu em 2023 e faria 96 anos nesta quinta-feira (1º). Nasceu no dia 4 de março de 1959, em Campinas, SP. É formado em Pedagogia e empresário do ramo de Comunicação.

Já esteve à frente do Executivo Municipal entre 1993 e 1996. Também foi deputado estadual de 2015 a 2022, deputado federal entre os anos de 1989 e 1995 e senador pelo Tocantins de 1999 a 2007.

Janad Valcari (PL)

Janad Valcari é candidata à prefeitura pelo Partido Liberal (PL). A convenção que definiu o nome ocorreu na sexta-feira (2), na Praça dos Girassóis. O vice será Pedro Cardoso (Republicanos).

Fazem parte da coligação com o PL o Progressistas (PP), União Brasil (UB), Movimento Democrático Brasileiro (MDB), Partido da Mulher Brasileira (PMB), Solidariedade (SD), AVANTE, Partido Renovação Democrática (PRD), Republicanos e Partido Democrático Trabalhista (PDT). O partido também definiu 208 candidatos que vão concorrer para vereador.

Perfil

Janad Valcari tem 40 anos, é advogada, administradora de empresas, neuropsicopedagoga, tecnóloga em gestão e empresária no ramo da educação. Foi eleita vereadora de Palmas em 2020, e escolhida internamente como presidente da Câmara Municipal. Antes de terminar o mandato, em 2022, se candidatou à Assembleia Legislativa e foi eleita como deputada estadual, cargo que ocupa atualmente.

Lúcia Viana (PSOL)

O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) lançou a candidatura de Lúcia Viana à Prefeitura de Palmas no dia 27 de julho. Foi o primeiro nome confirmado em convenção.

O vice será Silvio Souza, que também faz parte do partido. Também foram definidos 12 candidatos para vereador, sendo seis homens e seis mulheres.

Perfil

Lúcia Viana tem 62 anos, é advogada e atuou como servidora pública federal por 34 anos. Atualmente está aposentada do cargo de analista judiciário do Ministério Público Federal (MPF) e advoga em causas sociais. Ela atuou na Procuradoria da República no Tocantins por 15 anos. Também foi servidora concursada no Tribunal de Contas da União (TCU) e no Senado, em Brasília (DF), onde morou por 20 anos.

Filiada ao PSOL desde 2009, Lúcia já foi candidata a vereadora, vice-prefeita, deputada federal e senadora.

A advogada é natural de Cristalândia, casada, mãe de três filhos e avó de três netos. Em 1998, retornou ao Tocantins, onde iniciou atuação na defesa dos direitos humanos no Centro de Direitos Humanos (CDH) de Palmas.

Professor Júnior Geo (PSDB)

Professor Júnior Geo é o candidato escolhido pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) para concorrer às eleições municipais deste ano.

A convenção ocorreu na noite desta segunda-feira, na Escola de Tempo Integral Comandante Tamandaré, na 1.306 Sul. No evento não houve anúncio de quem será o vice-prefeito ao lado do candidato. Integram a aliança com o PSDB o Partido dos Trabalhadores (PT), Partido Verde (PV) e Partido Comunista do Brasil (PCdoB).

Perfil

Júnior Geo é deputado estadual reeleito em 2022 e professor efetivo do Instituto Federal do Tocantins. Se elegeu vereador de Palmas em 2012. Reeleito em 2016, ficou no cargo até 2018 e no ano seguinte, passou a atuar como deputado estadual. Em 2020, disputou a eleição para prefeito da capital e ficou em segunda posição.

Sair da versão mobile