Ícone do site Gazeta do Cerrado

Dupla sertaneja Henrique & Juliano recebe maior honraria da PM, a Medalha Tiradentes

Henrique e o sogro, coronel Márcio Barbosa — Foto: Reprodução/Instagram

A Polícia Militar promoveu na última quinta-feira, 20, uma solenidade em Palmas para a promoção de quase 650 militares e entrega de medalhas de honra ao mérito. O evento anual homenageou, desta vez, a dupla sertaneja Henrique & Juliano com a Medalha Tiradentes, a mais alta honraria da PM entregue às pessoas que colaboram com a instituição. Segundo a Polícia Militar, a dupla é parceira de longa data e fez importantes contribuições, ajudando na reforma de estruturas, doação de um carro e materiais de higiene durante a pandemia, além de apoiar programa de combate às drogas.

Ricelly Henrique Tavares Reis, conhecido como Henrique, é genro do comandante-geral da PM, coronel Márcio Barbosa, e irmão de Edson Alves dos Reis Junior, o Juliano. O pai da dupla, Edson Alves dos Reis, também recebeu a Medalha Tiradentes.

Além da dupla sertaneja, outras personalidades também foram homenageadas, incluindo a prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB), o deputado Léo Barbosa (Republicanos), filho do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos), o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador Helvécio de Brito Maia Neto, e o secretário de Segurança Pública, Wlademir Costa.

A Medalha Tiradentes foi criada pela Lei 242, de 17 de janeiro de 1991, inicialmente para homenagear todas as autoridades civis, militares e eclesiásticas que tenham prestado serviços relevantes à corporação ou do interesse desta. Desde 2012, a lei passou a vigorar com outra redação, concedida a todas as autoridades civis, militares e eclesiásticas que tenham prestado relevantes serviços ao Estado ou, em especial, à corporação ou no interesse desta.

A Polícia Militar possui uma comissão permanente que avalia a vida pregressa, idoneidade moral e serviços prestados à corporação das pessoas indicadas para receber a honraria. Após o processo, a indicação das pessoas que vão receber a medalha é feita pelo Comandante-geral para o governador. Embora a lei não traga nenhuma vedação à entrega da medalha para parentes, é necessária a comprovação da idoneidade moral e prestação de serviços relevantes à corporação ou do interesse desta.

Publicidade

Edson Alves dos Reis, pai, e Edson Alves dos Reis Junior (centro), o Juliano, também receberam a medalha — Foto: Reprodução/Instagram

Sair da versão mobile