O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes, que é o embaixador da Rede de Governança Brasil (RGB), fez na tarde desta quinta-feira, 03, no auditório do palácio Araguaia, palestra com o tema “Governança pública: o desafio do Brasil”. Augusto Nardes defende que somente a governança pública é capaz de melhorar a prestação do serviço público à sociedade.
O ministro veio ao Estado através do convite do Governador Vanderlei Barbosa, que esteve em fevereiro na sede do TCU, em Brasília para tratar da Governança Pública e o Decreto nº 6.395 publicado no Tocantins sobre esse tema.
Durante sua palestra o ministro fez questão de ressaltar as boas práticas e modelos Brasil afora sobre a governança pública e elogiou a postura do Governo do Estado em ter uma lei específica sobre o tema.
Augusto Nardes citou ações de desenvolvimento sustentável como forma de garantir o futuro das gerações, planejar ações a longo prazo, e principalmente a importância da governança hídrica.
“ Estive conversado com a deputada Claudia Lelis e vi a preocupação dela com o desenvolvimento sustentável de Palmas e região, principalmente na questão de preservação dos recursos hídricos e suas nascentes. A deputada tem um trabalho nessa área e isso é o começo, mas obviamente precisa de muito mais”, ressaltou o ministro.
Para a deputada pevista, a citação do Ministro na sua palestra do seu trabalho em prol do desenvolvimento sustentáve é um incentivo a mais e a garantia que está no caminho certo e trabalhando para melhorar a gestão pública.
“ Precisamos fazer um grande trabalho para conservar e recuperar nossas nascentes. Somos um Estado voltado para o agronegócio com grande produção de soja e milho, mas temos que produzir tendo em vista que nosso maior recurso natural, a água, é finito. Por isso,venho trabalhando na conscientização, preservação e recuperação das nossas nascentes, assim como no incentivo ao turismo sustentável no estado. Sei que em breve o Tocantins terá excelentes resultados para mostrar”, garantiu a parlamentar, que agradeceu o ministro Nardes pelo reconhecimento.